O espumante é uma bebida símbolo das comemorações e celebrações de momentos especiais. Quem é que nunca presenciou na televisão o momento clássico das corridas de fórmula 1 onde os vencedores sobem ao pódio? O estouro da garrafa, o banho de espumante e o brinde entre os vencedores é uma imagem típica. Mas é claro, você não precisa se molhar ou se lambuzar de espumante nos momentos em que for abrir uma garrafa, muito menos transformar esse momento em um espetáculo.
Na verdade, é melhor deixar a euforia para o momento do brinde, de modo que o momento de abertura da garrafa seja feito em segurança e com o mínimo desperdício possível da bebida! E pensando em auxiliá-lo nesse momento, trouxemos algumas dicas sobre como abrir corretamente uma garrafa de espumante e não fazer feio nesse momento. Confira!
Para que a degustação do espumante seja mais saborosa e que ao abrir a garrafa não seja produzida e derramada muita espuma, a garrafa deve ser devidamente gelada antes de sua abertura. Além disso, é mais seguro abrir a garrafa quando o líquido está gelado, pois isso diminui um pouco a sua pressão interna.
Toda garrafa de espumante possui ao menos dois lacres: o lacre de papel e a rede de metal (também conhecida com gaiola) que fica sobre a rolha para garantir que ela não escape. O primeiro passo, portanto, é retirar todo o lacre de papel sem mexer ou rodar a garrafa, pelos motivos ditos acima. Em seguida, deve ser feita a retirada do lacre de metal sobre a rolha. Você perceberá que ele possui um gancho que deverá ser girado para afrouxar sua estrutura e permitir sua retirada.
Com uma mão na base da garrafa e outro sobre a rolha (que está abaixo da toalha), rode a rolha cuidadosamente e sinta que ela está aos poucos se soltando. Faça isso até ela sair por completo, sendo que neste momento você ouvirá um estalo. Isso significa que a garrafa foi aberta e que você está prestes a degustar um delicioso espumante!
Depois de aberta, sirva o espumante imediatamente nas taças apropriadas: as “taças flute”. Elas possuem o formato ideal para o espumante, pois são finas e compridas, retendo melhor sua temperatura e possuindo espaço para as bolhas saírem. Não incline a taça para servir, só sirva um pouco e espere a espuma abaixar para completar. Faça aquele brinde e sinta o gosto dessa bebida refrescante.
Agora que você aprendeu a abrir garrafas de espumante, que tal comemorar e ao mesmo tempo tirar a prova do seu aprendizado abrindo uma e fazendo um brinde? Conte pra gente nos comentários do texto como foi a sua estreia!