Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

4 detalhes que você deve ter em mente antes de comprar uma adega climatizada

Written by Rafaela Vidigal | 5/nov/2019 13:00:00

Abordamos diversas vezes por aqui as dicas para escolher a melhor adega para você. Mas, neste artigo, vamos um pouco mais fundo no assunto e falar sobre alguns aspectos que geralmente passam batidos na hora de comprar uma adega climatizada, mas são muito importantes para o melhor aproveitamento do produto a ser adquirido, e precisam ser levados em consideração.

Vamos entender como avaliar o espaço de instalação, a questão elétrica, de posição da porta e o clima do ambiente onde a adega vai ficar. Depois disso, é só começar a selecionar os rótulos que irão abastecer a sua coleção! 

Espaço para instalação

O primeiro passo que você deve tomar é decidir onde a adega será instalada. Você precisa escolher um local na sua casa ou no seu escritório e a partir daí iniciar a busca por um produto que caiba naquele espaço. Um ponto importantíssimo: não esqueça de considerar o espaço de 6 a 8 centímetros para que adega “respire”. Se você optar por uma adega embutida, pode considerar apenas 1 cm de espaço entre as paredes que a envolvem. 

Tomada e voltagem

Depois de definido o espaço onde a adega será instalada, basta checar e garantir que haverá uma tomada próxima. Mas, não esqueça de conferir a voltagem da tomada, para não ter dor de cabeça depois. Na Art des Caves, você pode escolher a voltagem entre 110V ou 220V, isso não vai interferir no desempenho da sua adega! 

Lado da porta

Parece bobagem, mas é bom você imaginar o lado para o qual a porta abrirá. Dependendo do espaço destinado à instalação, esse será um ponto crucial, afinal ela pode influenciar na passagem de um corredor ou na harmonia do design. Na Art des Caves, você tem a opção de personalizar e escolher a abertura da porta para a esquerda ou para a direita, de acordo com a sua preferência. (exceto linha Petit)

Umidade do ambiente

Se você for instalar a adega em uma região com muita umidade, como é o caso das cidades litorâneas, recomendamos colocar uma resistência na porta da adega, para evitar o efeito de sudação do puxador e vidros da adega, que pode causar desgaste e prejudicar o equipamento com acúmulo de água. 

O acúmulo pode ser um incômodo, pois além de prejudicar a visibilidade dos rótulos armazenados, molha o chão e os móveis ao redor. 

As adegas da Linha Basique, Sophistiqué e Sommelier contam com a opção da instalação da resistência antes da compra, para que você possa ter a melhor experiência com sua adega e, claro, com seus vinhos

Agora que você já tem em mente esses detalhes, pode seguir com a tarefa de comparar e comprar a melhor adega para você. Se ainda tiver dúvidas sobre qual modelo escolher, fale com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar!