Ter uma boa carta de vinhos em um restaurante é um importante passo para melhor atrair e agradar os clientes. Esse fato torna de grande relevância a contratação de um profissional que conheça como a palma da mão os melhores vinhos para se ofertar na carta da casa. Qual tipo combina com qual prato, bem como algumas individualidades que essa bebida possui em sua experiência são alguns dos auxílios de deixar ainda melhor o momento do cliente.
Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a melhor forma do vinho ser oferecido em seu restaurante, sobre conhecer seu público para uma oferta mais assertiva, além de outras informações que você precisa saber. Acompanhe a seguir!
Você pode contratar um sommelier ou mesmo dar um treinamento intensivo para um de seus garçons para que eles entendam mais sobre o assunto. O importante aqui é deixar os conhecimentos específicos bem apurados para todas as atividades referentes ao vinho que será servido em seu restaurante. Serão essas pessoas quem cuidarão da adega e do estoque de vinhos, além de checar aspectos individuais de cada bebida, sugerindo harmonizações com os pratos e abordando seus clientes com excelentes sugestões.
Para que todo esse processo aconteça sem falhas, é necessária essa equipe estude toda a carta de vinhos disponíveis em seu restaurante e saiba conjugar os tipos de bebidas com os pratos da casa, tentando oferecer o máximo de opções ao cliente, sejam elas de possibilidades gastronômicas ou mesmo de diferentes preços.
Organize uma boa carta para que seus aspirantes a sommelier consigam localizar e mostrar ao cliente as melhores opções. Essa carta deverá ser sua doutrina particular e estar contigo sempre! Toda e qualquer garrafa que estiver indisponível no estoque deverá ser previamente conferida para que o sommelier não cometa a gafe de oferecer um vinho indisponível ao cliente.
Em outros casos o cliente poderá desconhecer a presença de um sommelier. Sendo assim ele deverá se apresentar à mesa e fazer uma boa sugestão de um vinho que harmonize com o que será pedido. É uma excelente oportunidade para sugerir também o prato do dia, caso seu restaurante trabalhe com cardápio variável.
Uma garrafa de vinho, usualmente, serve 5 taças. Caso seja uma mesa grande, sugira para o cliente a quantidade de garrafas que será necessária para atender a todos.
Sempre que um cliente escolher um vinho, quando for servir, o sommelier deverá mostrar-lhe o rótulo com nome e safra antes de abrir, além do mais é requisitado que se coloque a rolha em cima da mesa para que o cliente confira seu ressecamento. Se a rolha estiver seca ou danificada, o vinho deverá ser trocado.
Logo após a conferência da garrafa pelo cliente, o sommelier deverá servir uma pequena quantidade da bebida. Assim que o cliente provar do vinho e assegurar que encontra-se em perfeito estado, deve-se servir o restante da mesa.
Uma taça de vinho sempre deverá ser servida acompanhada de outra de água, seja ela gaseificada ou não. Assim que a garrafa terminar, pergunte ao cliente se ele aceita outra. Se sim, repita todo o procedimento.
Pronto para ter um profissional para oferecer vinhos no restaurante? Então mãos a obra e não se esqueça de compartilhar conosco sua experiência!