Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Os benefícios do vinho para a saúde

Written by Rafaela Vidigal | 3/abr/2018 13:00:00

Não há como negar que o vinho é a bebida mais interessante que existe no universo. Além de ser uma verdadeira dádiva dos deuses, por despertar o paladar de formas surpreendentes, ele ainda coleciona uma série de vantagens medicinais. E isso não é de hoje. Há milênios, os benefícios do vinho à saúde são disseminados entre diferentes culturas.

Os egípcios já adicionavam ervas medicinais e minerais à bebida para tratar diferentes doenças. Os chineses o empregavam nas mais diversas e estranhas receitas. Hipócrates, o pai da medicina ocidental, receitava a bebida pura como complemento nutricional, diurético, laxante, antiséptico, cicatrizante de feridas e contra febre. Até mesmo a escola de medicina do mosteiro de Salerno, no sul da Itália, incorporou o uso do vinho aos seus ensinamentos médicos.

Hoje, com a evolução da medicina moderna, os benefícios do vinho são claramente comprovados cientificamente. E, de fato, não são poucos. Claro, como todo mundo sabe, a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem. Então, nada de tomar litros de vinho por dia pensando que ele vai resolver todos os problemas. Os especialistas recomendam o consumo diário de 200ml de vinho, ou seja, duas taças. E sempre acompanhando as refeições.

Dessa forma, é possível tirar um maior proveito da mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis que afetam positivamente muitas funções do nosso organismo. As mais significativas são os polifenóis, antioxidantes naturais presentes em maior quantidade nos vinhos tintos. Eles promovem maravilhas em diferentes frentes! Mas também temos vitaminas A, E, C e algumas do complexo B, como B1, B2 e B12; potássio, ferro, cálcio; silício e cromo.

Ou seja, encontramos em uma taça de vinho um verdadeiro arsenal que associa a tão famosa bebida de Baco ao bem-estar, à longevidade e à prevenção de uma série de doenças e problemas de saúde. Vamos conferir alguns dos benefícios do vinho para a nossa saúde?

Coração e artérias mais saudáveis

Além da ação antioxidante, os compostos fenólicos presentes no vinho também possuem propriedades antiplaquetárias, anti-inflamatórias e vasodilatadoras, que inibem a formação de placas de gordura nas paredes internas das artérias (aterosclerose). O etanol ainda eleva os níveis de HDL, o bom colesterol, reforçando a proteção cardiovascular. A propriedade vasodilatadora também favorece a redução da pressão arterial. Tudo isso torna a bebida forte aliada contra infarto, trombose e derrame.

Cérebro mais ativo

Nos últimos anos, os estudos científicos têm constatado uma melhora das funções cerebrais em pessoas que consomem quantidades moderadas de vinho tinto. Há redução significativa dos riscos de declínio cognitivo, deterioração da memória, demência ou doença de Alzheimer. Tudo graças aos flavonoides, substâncias da classe dos polifenóis.

Algumas pesquisas também têm mostrado uma menor incidência de depressão em consumidores de vinho.

Vida mais longa

Embora as propriedades do vinho para a manutenção da longevidade sejam ressaltadas desde a antiguidade, somente agora o fato foi realmente atestado por pesquisas. É o resveratrol, presente nas uvas roxas, que promove efeito antienvelhecimento ao influenciar um gene responsável pela codificação de enzimas e proteínas estruturais no nosso organismo. Ele é praticamente um freio do processo deterioração do corpo ao longo do tempo.

Alguns estudos ainda sugerem que o resveratrol pode ter propriedades anticancerígenas, proteger o revestimento dos vasos sanguíneos do coração, reduzir o colesterol ruim (LDL), impedir a formação de coágulos sanguíneos e também proteger contra a obesidade e o diabetes.

Saúde global

Bom, deu para perceber que o vinho possui inúmeros componentes que ajudam a prevenir e a combater certos tipos de doenças. Mas os benefícios do vinho só são de fato 100% promissores se associados a outras práticas favoráveis. Por isso, invista também em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos regularmente.

Você costuma consumir vinho pensando nos benefícios que ele traz para sua saúde ou apenas gosta de desfrutar dos aromas e sabores de vez em quando? Conta para a gente!