Por Rafaela Vidigal em 23/dez/2020 10:00:00
A adega dual zone é um dos produtos que gera algumas dúvidas, principalmente por ter características que ainda confundem alguns amantes de vinho em relação a temperatura de armazenamento e serviço ideal dos rótulos.
Não sabe diferenciar os dois tipos de temperatura? Comece por aqui
Os vinhos são bebidas sensíveis que podem ter seus sabores e aromas influenciados por fatores externos como temperatura e umidade. As nuances e sutilezas únicas da bebida tornam sua experiência magnífica. E é exatamente disso que falaremos hoje, pois as adegas dual zone possuem um importante papel não somente na proteção dos rótulos contra a ação dos Vilões do Vinho, como também na experiência de degustação das bebidas, em momentos especiais.
Quer saber tudo sobre esses modelos de adegas e o que os tornam tão únicos? Acompanhe essa leitura. Está imperdível!
O que é uma adega dual zone?
Bem, vamos começar respondendo a principal dúvida: afinal, o que é uma adega dual zone?
De maneira prática e simples, são adegas que possuem dois (ou mais) compartimentos independentes para o armazenamento de vinhos.
A palavra “independente” neste caso é super importante, pois cada um oferece um controle de temperatura distinto, permitindo que o enófilo dono desta adega possa deixar um dos compartimentos com temperaturas mais baixas (ideais para vinhos brancos e espumantes) e outro na temperatura comum de armazenamento (própria para servir tintos).
Ou seja, são adegas que possuem dois espaços diferentes para armazenamento de rótulos, projetados justamente para permitir que cada tipo de vinho possa ser armazenado em sua temperatura ideal de serviço.
Por que ter uma adega dual zone?
Ora, se estamos falando de temperatura de serviço, estamos falando do momento em que o vinho será servido e degustado. Como já abordamos no blog anteriormente, os diferentes tipos de vinhos exigem temperaturas de serviço distintas para que sejam aproveitados ao máximo.
Vinhos tintos por exemplo, idealmente devem ser tomados em temperatura em torno de 14ºC a 17ºC, enquanto a recomendação para vinhos brancos são de temperaturas entre 9ºC a 12ºC.
As adegas dual zone podem oferecer ambientes onde cada tipo de vinho é armazenado em sua temperatura ideal de serviço. Isso significa dar adeus à baldes de gelo antes de degustar um rótulo, pois ele já estará pronto assim que retirado da adega.
Portanto, amantes de vinho que desejam uma experiência completa com a bebida, sem a necessidade de artifícios como baldes de gelo, ou resfriamento rápidos no freezer, optam por adegas dual zone, uma vez que elas oferecem muito mais controle sobre a temperatura de diferentes rótulos da sua coleção.
Conheça as adegas dual zone da Art des Caves
Imagem por Gazoni Planejados
A Art des Caves é reconhecida em todo o território nacional por sua excelência em adegas climatizadas, e oferece diversas opção de adegas dual zone.
Em sua linha Sophistiqué Colors, por exemplo, o modelo Sophistiqué Dual possui capacidade para armazenar até 44 garrafas Bordeaux na parte inferior, recomendada para vinhos tintos, e até 18 garrafas Bordeaux no compartimento superior, recomendado para vinhos brancos. Além de manter seus rótulos na temperatura ideal, as adegas dessa linha são um verdadeiro primor de tecnologia e design.
Já na Linha Sommelier, que reúne o que há de mais moderno e sofisticado em tecnologia para adegas, você encontrará cinco modelos com até três compartimentos com temperaturas diferentes e você poderá escolher a que melhor atende às suas necessidades de acordo com o tamanho e diversidade da sua coleção.
A Sommelier 90 Dual é uma das mais recentes criações da Art des Caves e o menor modelo dual zone da linha. Ela possui espaço para o armazenamento de até 24 garrafas Bordeaux na parte superior (para vinhos brancos ou espumantes) e 54 garrafas Bordeaux no compartimento inferior - ideal para vinhos tintos.
Em seguida, temos a Sommelier 150, que oferece dois compartimentos independentes de tamanhos idênticos, cada um com capacidade para até 77 garrafas Bordeaux.
E por fim, temos o Sommelier 200 Dual, que permite, em seu compartimento superior, o armazenamento de até 56 garrafas Bordeaux, enquanto na parte inferior a sua capacidade total é de até 118 garrafas Bordeaux.
Para enófilos com coleções ainda mais diversas, a Art des Caves oferece dois que vão além e possuem mais de dois compartimentos independentes entre si! A Sommelier 140, por exemplo, possui 3 compartimentos, que comportam até 80 garrafas Bordeaux na divisão de vinhos tintos, até 37 na de vinhos brancos e até 35 na de espumantes.
Já a Sommelier 230, o principal sonho de consumo para amantes de vinho brasileiros, a adega oferece quatro compartimentos independentes, sendo dois deles recomendados para os vinhos tintos, cada um com capacidade para até 75 garrafas Bordeaux. Há ainda os compartimentos para vinho branco e espumantes, com espaço para até 35 garrafas Bordeaux em cada.
Com tantas opções, certamente você encontrará a adega dual zone que melhor atende às suas expectativas. Visite nossa loja virtual e dê o próximo passo nas experiências com os vinhos.
Comentários: