Todo bom anfitrião sabe que possuir uma adega de vinho de alta qualidade significa ter sempre à mão rótulos perfeitamente armazenados e disponíveis para desfrutar de experiências memoráveis, em qualquer dia e ocasião.
Por isso as adegas climatizadas já conquistaram um lugar de destaque na casa – e no coração! – dos amantes de vinho.
Mas será que você, wine lover, conhece a fascinante história da origem da adega de vinho e sabe quais critérios considerar na hora de escolher este item indispensável para os enófilos mais exigentes?
Então chegou o momento de desvendarmos tudo o que você precisa saber para se tornar um expert no tema!
Os apaixonados por vinho certamente já sabem que as primeiras evidências arqueológicas da bebida foram encontradas na China e datam de 7.000 AC.
Mas poucos contam a história das adegas e, sem elas, seria impossível estarmos, em pleno século XXI, degustando rótulos de qualquer parte do mundo!
Uma das primeiras técnicas de armazenagem da bebida registradas remonta à Grécia antiga, época em que o vinho era preservado em peles de cabra.
Já a primeira adega de que se tem notícia é totalmente rudimentar, claro, e foi descoberta na antiga cidade cananéia de Tel Kabri.
Depois dos gregos, chegaram os romanos com sua versão de adega conhecida como “fumantorires”.
Pelo nome, talvez você consiga imaginar a técnica adotada, não? Essa civilização enchia de fumaça alguns cômodos conectados à cozinha, pois se acreditava que os níveis restritos de oxigênio tinham um efeito conservante.
A produção dos vinhos não era tão refinada e, por conta disso, a degustação certamente não seria esplendorosa, mas a História agradece a esse período pelo considerável aprimoramento da tecnologia de vinificação.
Inclusive, as primeiras caves foram catacumbas romanas ou tumbas subterrâneas, espécies de adegas que já eram construídas viradas ao Norte!
E aqui entra um dado curioso: o uso de caves como técnica de armazenagem de vinhos ocorreu totalmente ao acaso. Isso porque, na Idade Média, os arquitetos construíam arcos subterrâneos para ajudar a suportar estruturas robustas.
Esses espaços, livres das intempéries e luz, passaram a ser usados para armazenar alimentos e, claro, vinhos!
E quem você acredita que foram os primeiros a usar salas subterrâneas propositalmente destinadas a armazenar vinhos? Oui.
Desde 1600, os franceses começaram a reaproveitar as antigas cavernas de mineração romanas para guardar seus champagnes. Não demorou muito para eles ensinarem essa técnica ao resto do mundo.
Aliás, se você quer saber como conservar vinhos em casa e garantir uma degustação muito mais saborosa, não perca este artigo sobre como armazenar vinhos.
Foi a França quem mostrou à Europa e demais continentes como ter sempre à mão um rótulo na temperatura ideal para ser servido.
Os franceses nos ensinaram que a adega de vinho garante uma estabilidade térmica perfeita, o que nos permite aproveitar ao máximo os aromas da bebida.
Isso porque ela cria as condições ideais de armazenamento para envelhecimento e degustação no que se refere à temperatura, higrometria (nível de umidade), iluminação (ou a ausência dela) e ausência de odores e outros elementos prejudiciais aos sabores dos rótulos.
Preservar essas condições ideias permite, por exemplo, que você compre um vinho jovem para envelhece-lo na sua casa, uma experiência inigualável!
Por isso os enófilos mais sofisticados não abrem mão de uma adega exclusiva, que permite preservar até os rótulos mais valiosos. E pode ter certeza: uma vez que você investe em uma adega que alia sofisticação e alta performance, nunca mais voltará atrás.
Quando falamos em adegas de vinho, nos referimos a três estilos: as passivas, as termoelétricas e as com compressor.
As adegas passivas, são as que não utilizam nenhum tipo de tecnologia e, em geral, servem mais como adorno ou simplesmente como espaço para para armazenar garrafas. Elas são fabricadas em madeira ou ferro e não promovem nenhuma proteção à bebida.
Já as adegas termoelétricas contam com uma placa de cerâmica que realiza a troca do ar de dentro para fora da adega. Apesar de amplamente difundido na Europa, esse modelo é totalmente desaconselhável para o Brasil, já que ele cria um ambiente desfavorável para os vinhos devido ao nosso clima tipicamente tropical do nosso país.
E finalmente chegamos à adega com compressor, também conhecida como climatizada. Ela leva este nome porque conta com um sistema de controle de temperatura interno. Ou seja, é a solução perfeita para o clima brasileiro!
A Art des Caves é pioneira no desenvolvimento de adegas exclusivas para o mercado o brasileiro. São mais de 20 anos de história liderando este mercado em todo o território nacional.
Chegou o momento de conhecer os cinco principais fatores a considerar na hora de escolher a sua adega de vinho:
1 - Qual é o espaço disponível para a instalação da adega?
2 - Quantas garrafas você planeja armazenar nos próximos 3 anos?
Para estipular a quantidade de rótulos que serão armazenados neste período, recomendamos que você calcule quantos vinhos costuma comprar por mês e subtraia disso a quantidade de garrafas consumidas nesse mesmo período. Assim, você sabe com precisão quantos rótulos precisam ser armazenados por mês para que a degustação seja mais saborosa, e ainda pode ter uma média de crescimento da sua coleção
Para saber mais, este artigo explica em detalhes sobre como escolher entre os modelos de adegas de vinho.
Agora que você já descobriu a origem da adega de vinho, já sabe diferenciar as três opções existentes no mercado e conhece os cinco fatores para escolher o produto ideal, veja estas dicas extras sobre este item que todo enófilo precisa ter em casa.
A primeira é que a adega climatizada pode e deve ser usada integrada à decoração. Há modelos para todos os perfis:
Para finalizar, uma dica de ouro que nem todo mundo conhece: sempre realize a compra da sua adega de vinho em um lugar que forneça garantia e assistência técnica de longa duração.
A Art des Caves conta com uma equipe interna especializada no Atendimento ao Cliente e uma rede de assistência técnica que cobre todo o território nacional e assegura um atendimento de, no máximo, 48 horas para o primeiro atendimento nas capitais do Brasil. Também oferecemos garantia de até 3 anos para todas as adegas da nossa loja virtual.
Quer saber mais sobre a maior especialista em adegas do país? Acesse nosso site ou siga-nos nas redes sociais e conheça mais sobre a Art des Caves.