O vinho é uma bebida deliciosa e, definitivamente, uma das mais consumidas no planeta. Admirado nos cinco continentes e parte efetiva da dieta alimentar de muitos povos há diversos séculos, o fermentado de uva não é apenas uma alternativa para agradar o paladar.
Embora os antigos já dissessem, a ciência só veio a confirmar que, além de tudo, ele é extremamente benéfico para nosso organismo. Com muitas substâncias ativas e diversos compostos nobres, uma taça por dia pode fazer maravilhas pela nossa saúde! Ainda não está convencido? Então confira esse artigo e descubra os principais motivos para começar a beber vinho tinto regularmente.
Faz bem ao coração
Os cardiologistas já falam isso há algum tempo, mas sempre é válido reforçar: o vinho tinto é um grande amigo do peito! Seu consumo com moderação, ou seja, uma ou duas taças por dia, está relacionado com a redução dos índices de mortalidade e das hospitalizações em razão de doenças coronarianas. Pesquisas mostram que ele ajuda a elevar os níveis do nosso colesterol bom (HDL) de forma similar aos bons resultados que as atividades físicas regulares trazem ao coração.
Ajuda a perder peso
Pesquisas mostraram que algumas substâncias presentes no vinho tinto, chamadas polifenois, ajudam na perda de peso, especialmente se a ingestão da bebida não ultrapassar 10% do valor calórico da dieta. Esses compostos ajudam a destruir as células que armazenam gordura, os adipócitos, e também contribuem para um melhor aproveitamento dos carboidratos pelo nosso organismo.
Aumenta a inteligência
Por incrível que pareça, quem bebe vinho fica mais inteligente. Pelo menos é isso que estudos provenientes do Japão demonstraram: quem consome o fermentado de uva com mais frequência, tem um Q.I. mais alto do que quem ingere outros tipos de bebidas alcoólicas e até do que quem se mantém abstêmio.
Faz bem pra pele
O vinho tinto é rico em uma substância que possui diversas propriedades antioxidantes: o resveratrol. Ela ajuda a combater os radicais livres, compostos nocivos que formamos no metabolismo natural, através da respiração, alimentação e, especialmente, com altos níveis de estresse. Eles então agridem nossa pele, danificam os tecidos e contribuem para o envelhecimento precoce. Ao invés de gastar fortunas com cremes e dermatologistas, o derivado de uva pode sim ser um grande amigo de uma aparência mais jovem e saudável.
Aumenta a libido
O vinho tinto ajuda a aumentar a libido, mas isso não ocorre apenas por ser uma bebida ligada ao romantismo e à sensualidade. Seu poder afrodisíaco vai além: estudos apontam que pessoas que ingerem uma ou duas taças de um bom rótulo diariamente apresentam maior apetite sexual e um desempenho mais satisfatório na cama em comparação com pessoas não bebem. Isso ocorreria porque há uma redução nos níveis de estresse, mais foco no parceiro e no momento e um estímulo a uma melhor circulação do sangue, inclusive nas zonas erógenas.
Com todos esses motivos, já deu vontade de abrir uma boa garrafa, não é verdade? Pois então faça isso com gosto e sem medo: tendo moderação, o vinho tinto é um grande aliado da boa saúde, além de ser delicioso. Veja mais benefícios dos vinhos para saúde aqui.