Na Bíblia, ele está lá, no livro de Gênesis. Os judeus também falam dele em seu livro sagrado. O Gilgamesh, que data de VII a.C., é considerado um dos livros mais antigos do mundo e também exibe em suas páginas citações sobre ele. Curioso para saber quem é este personagem tão famoso?
Trata-se do vinho, resultado da fermentação de uvas que tornou-se a bebida mais famosa da humanidade. Por permanecer a tanto tempo na preferência popular, ganhou não só admiradores, mas especialistas em vinhos em diversos níveis. Apesar de dividirem o gosto pela bebida, cada um tem sua função, que detalharemos a seguir. Acompanhe e descubra!
Além disso, a embalagem, comercialização e até mesmo a melhor forma de apresentação do vinho no ponto de venda, passa pelas mãos do enólogo. Experimentar a bebida também é uma de suas atividades para conferir as alterações em suas características físico-químicas.
O Brasil possui poucas faculdades com bacharelado em Enologia, que conta com disciplinas como botânica e climatologia na grade curricular. Os Hermanos argentinos possuem uma faculdade de Enologia localizada em Mendoza.
Na França, os sommeliers existem antes do século XVII, quando eram encarregados de experimentarem as bebidas que seriam servidas ao rei para comprovarem se não estavam envenenadas. Duas informações podem ser consideradas como curiosidade. A primeira, é que o sommelier pode dedicar-se a outros tipos de bebida, como a cerveja. A segunda, é um ponto positivo para as mulheres, que por terem um aparelho olfativo mais aguçado, se dão melhor na profissão.
Você ainda possui algum dúvida quanto aos especialistas? Em qual categoria se encaixa? Deixe o seu comentário e participe dessa conversa!