Por Alcir Vidigal em 27/jul/2016 9:00:00
Saiba que o sistema Peltier ou Sistema de Pastilhas Termoelétricas não funcionam adequadamente no Brasil!
Quando pensamos em adquirir um bem durável, sempre levamos em consideração a relação custo-benefício do produto, porém, nem sempre é aconselhável usar o “preço mais barato” como critério de escolha na compra de uma adega climatizada para vinhos.
Adegas Climatizadas são produtos sofisticados, usados especialmente para guardar, conservar e garantir a longevidade de seus vinhos, na temperatura ideal para o consumo. Para fazer jus a sua finalidade, a adega precisa contar com uma série de características e, entre elas, principalmente, uma tecnologia de refrigeração eficaz.
Nesse cenário, no “mundo da refrigeração”, as coisas são lógicas. Não há como fugir dos fatos. Todos os sistemas de refrigeração precisam contar com determinadas condições climáticas para funcionar. É o caso, por exemplo, do Sistema Peltier, ou Sistema de Pastilhas Termoelétricas, que não utilizam compressores para refrigeração e nem sistema eletrônico de controle de temperatura (termostato).
Sistema Peltier ou Sistema de Pastilhas Termoelétricas
O Sistema Peltier funciona basicamente através da troca de calor, ou seja, ele retira calor do ambiente interno e joga para o ambiente externo, ocasionando uma queda de temperatura no ambiente interno.
Sem dúvida o Sistema de Pastilhas Termoelétricas é atraente no que se refere à redução de custos para o produto, no entanto, como ele foi desenvolvido para países com clima temperado e sub-temperado, ele não funciona em países com clima tropical, como é o caso do Brasil. Podemos afirmar que essa tecnologia de refrigeração não funciona, por exemplo, a uma temperatura ambiente acima de 27º C que, por acaso, temos verificado neste inverno aqui no Brasil.
Para finalizar, gostaria de destacar que uma grande multinacional de supermercados, alguns importadores, lojas virtuais e algumas lojas de utilidades domesticas sofisticadas, presentes nos melhores shoppings, sem se preocuparem com a eficiência do sistema de refrigeração, importaram adegas que operam com o Sistema Peltier, oferecendo adegas com preços muito atraentes, mas com o funcionamento comprometido e assistência técnica duvidosa.
Em uma delas verificamos que o próprio manual ressalta que o sistema funciona a uma temperatura de no máximo 25ºC e que é adequado para países com clima temperado e sub-temperado conforme comentado acima. Isso ocorre com todas as adegas que funcionam com o Sistema Peltier ou Sistema de Pastilhas Termoelétricas.
Portanto, atenção com os “produtos mais baratos”, podem fazer mal aos seus vinhos e prejudicar o seu patrimônio líquido!
Comentários: