Com a chegada das temperaturas mais baixas, aumenta a vontade de apreciar pratos e bebidas típicas de estações como outono e inverno. A época pede receitas mais saborosas e requintadas, como o fondue, uma especialidade da gastronomia suíça que se tornou uma opção de jantar ideal para as noites mais frias.
A iguaria pode ser servida de diversas formas, porém, os mais tradicionais são os de carne, queijo e chocolate. Dentre as versões diferentes, estão a de frutos do mar, vegetais e carne suína, ambos podem ser mergulhados em molhos e caldos de diversos sabores.
Para acompanhar o banquete, nada melhor do que escolher um bom vinho que harmonize com determinado tipo de fondue para que a bebida dos deuses preserve e intensifique o sabor dos ingredientes. A combinação entre qual o melhor rótulo escolher varia de acordo com os elementos presentes no prato.
Se você optar por uma carne bovina nobre e macia para ser o condimento principal de seu prato, aposte em vinhos tintos como acompanhamento. Fique de olho em rótulos que tenham uvas com pouca concentração de taninos, pois isso faz com que a bebida preserve o sabor do prato. Entretanto, se a carne escolhida for gordurosa, escolha rótulos que tenham um sabor mais encorpado.
Já com o de queijo, por ter um toque mais leve, o vinho branco seco pode ser uma boa ideia. Essa qualidade de uva faz com que o sabor da comida não se altere. Vale destacar que a temperatura ideal para seu consumo é abaixo de 5º. Se o queijo tiver um sabor mais forte, escolha um vinho tinto robusto, como Pinot Noir ou Merlot.
Se o quitute suíço incluir carnes brancas, como frango e frutos do mar, é possível harmoniza-lo com os brancos amadeirados. No caso do camarão empanado, por exemplo, opte pelas garrafas de Chardonnay, pois é uma uva que traz notas leves e refrescantes.
Há também o fondue chinês, conhecido como Hot Pot pelos americanos. Essa é uma versão mais "light" do tradicional fondue bovino. Além das fatias de carne vermelha, é possível misturar frango, frutos do mar, legumes e verduras em pedaços. O diferencial dessa opção é que os ingredientes podem ser cozidos em caldo quente, ao invés de serem submersos em óleo.
Caso escolha inserir camarão empanado e crustáceos como aperitivo, as brancas Pinot Blanc e Sauvignon Blanc são certeiras. Os mais ousados podem harmonizá-los com os tintos mais suaves, como os das uvas Pinot Noir.
O vinho do porto sempre brilha por seu teor alcoólico e doçura, por isso é o par ideal para vários tipos de sobremesas. Para o casamento dar certo, a dica é apostar em chocolate com mais de 60% de cacau. Isso faz com que o fondue não fique tão enjoativo.
Já experimentou fazer alguma harmonização que citamos aqui? Escreva no box abaixo qual foi a sua experiência. Acompanhe o nosso blog e saiba mais curiosidades sobre a bebida dos deuses!