Você sabia que a qualidade da safra e, consequentemente, do vinho depende essencialmente da época correta para plantar e colher a uva? Como todas as plantas, o ciclo de vida da videira ocorre regularmente a cada ano.
Aprenda a cultivar uvas para a produção de vinhos
As condições climáticas de cada estação são as responsáveis por ditar o tempo de cada ciclo, sendo um de produção (primavera e verão) e outro de descanso (outono e inverno).
Esse estágio acontece em parte do outono e durante todo o inverno. Por essa época, não há folhas ou atividades de crescimento, a planta da parreira parece morta. Apesar de aparentar repouso absoluto, o período é considerado crítico para a vida da videira, caso esteja exposta a baixas temperaturas.
Com o fim do inverno, a temperatura começa a subir, dando início à fase da brotação. A época representa o fim da inatividade e o início de um novo ciclo vegetativo da videira.
Nela, a planta começa a perder sua seiva por meio do fenômeno chamado “choro”. Ele acontece quando o solo se aquece e as raízes entram em atividade, absorvendo soluções minerais e água, que vão criando pressão dentro do caule.
Com cerca de 20 a 30 dias após a fase do “choro”, dependendo das condições climáticas, do solo e do número de substâncias que a planta retém, a videira começa a brotar. Em seguida, os brotos se abrem, dando vida às primeiras folhas.
A fase de floração é quando surgem os pequenos cachos com minúsculas flores, que se apresentam dispostas à fertilização. Uma vez realizada a fertilização, os óvulos formam as chamadas “grainhas”, e as paredes do ovário aumentam formando a polpa e a película do bago de uva.
O tipo e o grau de fertilização podem variar de vinha para vinha, dependendo também das condições climáticas.
A maturação é um dos principais períodos, pois é nele que se determina a qualidade da colheita. Ele ocorre durante o verão e em meados de outono.
Com o acúmulo de água e açúcar, as uvas começam a ganhar volume até atingirem o estágio ideal para a colheita. Nesse período, a concentração de açúcar também determina a quantidade de álcool que o vinho terá.
Hoje você conheceu as várias fases do ciclo de vida da videira, essenciais para a produção de ótimos vinhos. Ficou alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo? Escreva para nós nos comentários abaixo!