Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Mitos e verdades sobre as adegas com compressor

Written by Rafaela Vidigal | 19/out/2015 12:45:51

A adega com compressor é um utensílio doméstico indispensável para o apaixonado por vinhos nos dias atuais. Como o espaço para desenvolver uma adega tradicional(climatização) em casa muitas vezes é praticamente impossível de ser obtido, cada vez mais pessoas têm optado pelo uso desses equipamentos para poder armazenar suas várias garrafas de vinho.

A escolha da adega com compressor perfeita para seus vinhos ainda é um assunto que levanta muitas discussões e curiosidade em quem não conhece muito sobre esse equipamento. Várias dessas informações divulgadas, entretanto, nem sempre são consideradas características indispensáveis para uma boa adega com compressor.

E se você está procurando uma para comprar e usufruir de seus benefícios em seu lar, que tal conferir alguns mitos e verdades relacionados com esse equipamento indispensável para garantir a qualidade do seu vinho? Acompanhe conosco a seguir!

Toda adega com compressor tem isolamento térmico?

Sim, é verdade! Toda adega com compressor precisa contar com uma estrutura de isolamento térmico. Esse isolamento é a principal característica responsável por garantir a manutenção da temperatura interna da adega, responsável por garantir a qualidade do vinho que está armazenado naquele local.

As adegas elétricas mais modernas estão preparadas, inclusive, para manter esse isolamento térmico e a temperatura ideal das garrafas de vinho, até mesmo caso ocorra queda de energia elétrica, ou comprometimento do processo de refrigeração da adega, preservando a integridade e qualidade do produto.

A borracha da porta da adega é semelhante a da geladeira?

Verdade. A borracha da porta da geladeira é bastante eficiente para controlar a temperatura interna do equipamento, como também para garantir a integridade do material ao ser fechada. Entretanto, a borracha da adega com compressor é muito mais eficiente para oferecer a vedação necessária para um controle maior da temperatura interna do equipamento. Essa atenção com a borracha acontece porque nas adegas, qualquer tipo de oscilação térmica ou contato com o ambiente externo pode ser prejudicial à qualidade do vinho.

Preciso de vidros duplos para garantir o isolamento térmico?

Sim! Você está pensando em comprar uma adega com compressor, mas quer reduzir o valor de investimento. Pode levar em consideração preferir uma adega desenvolvida com vidro simples ao invés de duplo. Essa escolha, entretanto, pode não ser interessante para garantir o isolamento térmico desse equipamento.

O vidro é utilizado na sua adega para permitir que você possa enxergar seu interior, funcionando como uma vitrine. Ele substitui vários outros materiais que são melhores isolantes — e que poderiam ser utilizados na porta da sua adega — para conferir um visual mais interessante para esse equipamento. A alternativa encontrada para garantir a qualidade da temperatura nessas adegas que usam vidros é fazer o uso de camadas duplas a fim de aumentar a capacidade de isolamento. Por esse motivo, especialistas consideram os vidros de camadas duplas indispensáveis nas adegas elétricas modernas.

A iluminação é indispensável nas adegas?

Mito! A iluminação das adegas elétricas modernas é apenas um mero artifício decorativo para poder facilitar a visualização das garrafas no interior do equipamento. Adegas que usam iluminação forte podem prejudicar a qualidade do seu vinho de guarda, já que os raios de luz são capazes de modificar as moléculas que atribuem o sabor e o aroma da bebida ao longo do tempo. A ausência de luz é extremamente favorável para seu vinho, e é por esse motivo que a maioria das garrafas dessa bebida são opacas e escuras.

Você já tinha avaliado essas características na hora de comprar sua adega com compressor? Quais informações você sabia que era verdade e que se surpreendeu ao saber que é mito? Conte para a gente! Deixe seu comentário!