Você está começando a beber vinho, uma das bebidas mais antigas do mundo, mas não quer cometer erros de iniciante? Tudo bem. Esse post irá te ajudar!
Bastante consumido atualmente, o vinho tem mesmo conquistado o paladar de muitas pessoas. Existem os apaixonados pela bebida, que chegam até a se especializar no assunto e acabam se tornando enólogos. Há, ainda, os que, de vez em quando, têm por costume degustar um bom vinho, e, para finalizar, também existem os iniciantes.
Veja dicas para não passar vergonha e aproveitar ao máximo a sua nova experiência.
Nem sempre a qualidade significa um preço mais alto. O principal erro que os iniciantes em vinho cometem é comprar pelo rótulo, ou, na maioria dos casos, pelo preço. O que geralmente as pessoas não sabem é que o ideal é escolher a bebida pelo paladar.
Em vez de usar em sites especializados filtros que mostram preços por pontuação, procure lembrar das suas experiências anteriores com a bebida e peça ajuda a um especialista.
Essa, sem dúvida, será a melhor forma de começar a entender o universo dos vinhos. E você descobrirá aquilo que realmente é agradável ao seu paladar, sem traumatizar a sua experiência.
É comum de muitas pessoas, quando começam a beber vinho, servir uma quantidade generosa na taça, iguais a de um refrigerante ou um suco. Só que, no caso do vinho, o ideal mesmo é apreciá-lo, sem exagerar. Sirva faltando sempre de dois a três dedos na taça. Dessa forma, você não cometerá gafes e também evitará que o seu convidado se suje.
Quando o vinho é aberto e entra em contato com o oxigênio, ele acaba acelerando seu processo de oxidação. Quando ele está fechado, o processo é mais lento.
Se você abre um vinho hoje, o ideal é que consuma em até três dias. Fora isso, ele pode oxidar e perder suas características originais. No caso de alguns vinhos, isso acontece algumas horas após aberto. Então, se for guardá-lo na geladeira, não se esqueça de mantê-lo bem fechado.
Todo mundo se sente um pouco sommelier quando inicia sua vida no universo dos vinhos. E, com toda a certeza, você já avaliou um vinho antes de te servirem, seja em um restaurante ou na casa de um amigo. Mas, você sabe, de fato, para que serve o gole de vinho que o garçom coloca em sua taça antes de servi-lo ao resto da mesa?
Isso acontece porque a intenção dele é de que você se certifique se a bebida está boa, agradável. Essa etapa precisa ser relativamente rápida. É o momento da avaliação do vinho, em um gole não muito demorado. Contudo, deve ser suficiente para saber se ele é adequado.
Após essa avaliação, você poderá degustar a bebida com seus convidados, de forma demorada e agradável, como merece um belo vinho.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, analisar e degustar o vinho são coisas bem diferentes. Se no caso anterior a ideia é avaliar as condições do vinho antes de servi-lo, para degustá-lo, a forma correta é realizada em algumas etapas:
Gire o copo, cuidadosamente, para que você sinta o líquido e ele libere aromas. Em seguida, aprecie com goles suaves. Nunca beba seu vinho rápido demais. O ideal é que, aos poucos, você saboreie a bebida, sem pressa. E jamais pegue a taça pelo bojo!
Ficou curioso do porquê não se deve segurar a taça pelo bojo? O blog anteriormente mostrou, entre outras dicas, como pegar uma taça de vinho.
Você, que está começando a beber vinho, tem alguma outra dúvida de como apreciar a bebida da melhor forma? Escreva para nós nos comentários abaixo!