O vinho é uma das bebidas que mais une as pessoas pelo mundo, já que ele é muito bem vindo em happy hour com os amigos, jantares e até mesmo reuniões. Agora imagina você, em uma dessas ocasiões, contando várias curiosidades sobre esta incrível bebida! Além de impressionar a todos com seu conhecimento, você mergulharia de cabeça em um mundo culturalmente rico.
O vinho possui uma história muito antiga e cheia de curiosidades, inclusive, algumas pouco conhecidas. Confira!
Eles ultrapassam os países europeus. Em 2014, os chineses chegaram a consumir 1,86 bi de garrafas de vinho tinto. A China aumentou o consumo da bebida em 136% em apenas cinco anos.
A matemática é simples: um hectare de videiras tem mais ou menos 1.200.00 bagos de uvas, que produzem em torno de 33 barris de vinho. Se dividindo esse número, podemos chegar ao número aproximado de 300 uvas por rótulo. Surpreendente, não é?
Os vinhedos são projetados de acordo com a produção que existirá no local. Sendo assim, o agrônomo define quantas fileiras de vinhas são necessárias e qual a distância ideal entre elas.
Um vinho de sobremesa pode ser doce por vários motivos: pela uva extremamente madura ou tangida por fungos específicos, e até mesmo por se tratar de um vinho de gelo. Como todos esses processos são naturais, não existe adição de açúcar. Os vinhos que levam açúcar são os suaves.
É a casca da uva que dá cor ao vinho. Se, durante a fermentação, ela não tiver contato com o líquido, é possível produzir vinhos brancos e rosés com as uvas tintas. Como resultado disso, temos os Malbecs e Pinots Noirs brancos.
Somente no livro de Jonas não há referências sobre a bebida.
Às margens do Minho, em Portugal, há uma região chamada Vinho Verde, que dá nome ao vinho, que pode ser branco, tinto ou rosé, mas nunca verde!
Você conhece outras curiosidades sobre o vinho, além dessas que citamos? Queremos saber! Conte nos comentários e siga nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre os vinhos!