Uma cerveja gelada vai bem em diversas ocasiões. Para acompanhar o churrasco ou aperitivo, é uma bebida muito versátil e democrática para brindar os bons momentos da vida. A grande questão é: como armazenar devidamente as latas e garrafas para tê-las sempre no melhor ponto de apreciação? Guardá-las no cooler, frigobar ou cervejeira?
São muitos os equipamentos usados no intuito de deixá-las perfeitas para a degustação, mas há diferenças importantes entre elas. É exatamente isso que vamos explorar nesse texto.
O primeiro e fundamental ponto é entender que uma coisa é resfriar a bebida até a temperatura ideal para ser degustada em toda sua complexidade. Outra é armazená-la em um ambiente que proporcione condições ideais para preservar suas características principais até o momento do consumo.
É imprescindível ter em mente os principais envolvidos na fabricação de cerveja (malte, água, lúpulo, fermento, levedura) e considerá-la uma substância orgânica que precisa ser bem conservada. Três elementos devem ser considerados quando pensamos na conservação da bebida: luz, oxigênio e temperatura.
O excesso de luz pode provocar reações químicas que alteram o sabor da bebida. Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais as garrafas de cerveja costumam ser de vidro colorido. A superexposição ao oxigênio também é capaz de comprometer a experiência com a bebida e é por isso que se recomenda armazenar as garrafas na vertical, pois assim minimiza-se o contato com o oxigênio. Já as baixas temperaturas ajudam a prolongar o ciclo de vida dos microrganismos que vivem na cerveja, aumentando o prazo de validade.
Vejamos, então, como cada equipamento usado para conservar e gelar a cerveja pode auxiliar nesses pontos.
O frigobar é um aparelho curinga quando a ideia é refrigerar alimentos e bebidas sem congelá-los. O fato é que é desenvolvido para ser versátil e preservar itens diversos como sucos, refrigerantes e até frutas. Para manter os diversos itens armazenados em boas condições , os frigobares tendem a ter temperaturas médias mais altas do que as ideias para as cervejas - afinal, nem todas as bebidas e alimentos devem ser apreciados em temperaturas tão baixas (em média de -2ºC a -5ºC).
Além disso, no frigobar, como é um eletrodoméstico que comporta vários itens, a porta é aberta com frequência, o que faz a temperatura oscilar e torna muito difícil controlar a incidência de luz, fator que pode prejudicar a experiência com a bebida, como já vimos.
O cooler é um recurso portátil, uma alternativa para deslocamentos e consumo no curto prazo. É um equipamento que mantém a temperatura de alimentos e bebidas, sem a função de refrigerá-los. Portanto, o ideal é que antes de serem armazenados no cooler, os alimentos e bebidas já estejam na temperatura ideal para o consumo. Para prolongar a capacidade de manter os itens gelados, é recomendado o uso de gelo.
A cervejeira, como o próprio nome diz, é um equipamento desenvolvido especialmente para preservar a bebida e deixá-la na temperatura ideal de consumo. No interior de uma cervejeira, a temperatura fica entre -2ºC e -5ºC .
Aqui, na Art des Caves, desenvolvemos um modelo de cervejeira com base em toda a expertise que conquistamos com a tradição na produção das adegas climatizadas. Recorremos ao melhor da tecnologia para refrigeração, como o Compressor Full Motion e pensamos na praticidade de que o cliente precisa para organização da coleção (a cervejeira tem disposição interna de 2 prateleiras fixas e 1 cesto de grade fixa).
Para atender aos desejos dos colecionadores mais exigentes, que além de apreciadores de vinho e cervejas, gostam de receber e querem que o equipamento ocupe um espaço de destaque na casa, integrando com harmonia os ambientes onde são instalados, cuidamos de todos os detalhes de design, assim como já fazemos com as adegas e com os balcões refrigerados. No caso das cervejeiras, o cliente pode escolher a cor do interior do aparelho, entre preto e branco, e o lado de abertura da porta.
Cooler, frigobar ou cervejeira? Alguma dúvida sobre o melhor jeito de armazenar suas cervejas para tê-las sempre na melhor temperatura para abrir e beber? Deixa suas dúvidas nos comentários que responderemos com prazer!