Um bom vinho sempre pede acompanhamento, não só de pessoas ou de água, mas também de petiscos para harmonização. Uma das principais dúvidas entre os apreciadores de vinho é saber quais petiscos combinam melhor.
Cada vinho é acompanhado de um petisco diferente, porque cada sabor deve ser explorado de forma adequada.
Para harmonizar com vinhos tintos sem muito trabalho ou dor de cabeça, eu sempre recomendo uma tábua de frios composta por queijos fortes, como gorgonzola, parmesão, canastra, presunto de parma, salaminho, entre outros.
Caso queira investir em outro tipo de acompanhamento, uma sugestão simples é servir espetinhos - sim, esses mesmos que estão na moda -, a carne bovina ou suína é uma ótima opção para acompanhar seu vinho.
A textura leve do vinho branco pede um acompanhamento também mais leve. Neste caso, sugiro petiscos que envolvam peixes, como o bolinho de bacalhau ou mesmo uma isca de peixe. O camarão também é uma ótima opção a ser explorada com o vinho branco.
Os peixes e frutos do mar são aromáticos e possuem acidez na medida certa para acompanhar o vinho branco.
Outra opção de petisco para vinho branco é uma tábua de queijos leves, como ricota, brie, coalho, minas frescal, mussarela e mussarela de búfala.
Minha recomendação para petiscar com os espumantes secos é a combinação dos queijos pecorino, provolone e parmigiano.
E você quais são os seus petiscos favoritos para acompanhar os vinhos?