Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Como combinar vinhos com os dias quentes

Written by Rafaela Vidigal | 15/mar/2016 21:24:47

Está muito enganado quem pensa que vinho é uma bebida agradável somente para estações frias, como o inverno. Claro que, não se pode negar o quão gostoso fica a combinação de um bom vinho tinto com uma massa, lareira e outras delícias dos tempos frescos. Porém, não é preciso desistir de saborear a bebida em épocas quentes. Veja dicas para apreciar vinhos que vão dar o maior charme no seu lazer de verão.

Vinhos para os dias ensolarados

Seja na praia, na piscina ou em um clube, o vinho pode ser a sensação, sim. Tudo bem se você gosta de uma cerveja bem geladinha, ou uma caipirinha de frutas: não é necessário escolher entre essas bebidas ou o vinho; basta dar uma chance para a bebida dos deuses e ver como ela pode ficar deliciosa quando degustada sob o pôr do sol, por exemplo. Essa tendência tem feito a cabeça das pessoas e o vinho tem conquistado cada vez mais espaço, mesmo em épocas quentes.

Há quem arrisque opções de tinto, mas a aposta certeira fica entre as nuances cítricas e frutais encontradas em vinhos brancos, roses e espumantes, como Las Perdices Torrontes (branco) e Pinna Fidelis Rosado (rose). Para quem gosta de falar em castas, as prediletas para épocas quentes estão entre Torrontes, Riesling, Sauvignon-blanc e Chardonnay.

Gastronomia e vinhos para você se refrescar no verão

Uma das coisas mais gostosas de fazer quando se está na praia com os amigos ou na beira da piscina é compartilhar de uma saborosa refeição acompanhada de uma boa bebida. Pode ser um almoço cheio de requinte ou somente alguns aperitivos para beliscar. O importante é saber que tudo isso pode harmonizar perfeitamente com vinho.

Experimente combinar o chileno Casas Del Toqui Reserva Sauvignon Blanc com peixes, mariscos e saladas. Além de esses tipos serem mais leves, eles possuem um teor de álcool menor. Vale lembrar que, para realmente refrescar, o vinho deve ser conservado em temperaturas beirando 8 e 10ºC. Mais gelada que isso, a bebida pode ter seu aroma alterado.

Tipos tintos também são bem vindos

Não dá para dizer que vinhos tintos encorpados são os mais apropriados para se beber no calor, mas nem eles podem ser excluídos das diversas opções para os amantes da bebida. Nestes casos, o recomendado é optar por vinhos menos amadeirados ou taninos, e dar preferência para as uvas mais leves e frutais. Os tipos Noveau Style(produzidos com uvas Gamay) e os Vinhos Jovens (produzidos em sua maioria com uvas Pinot Noir) são ótimas pedidas. Uma excelente escolha é o Californiano De Loach Pinot Noir.

Desvantagens de conservar o vinho no sol

Os vinhos são bebidas muito sensíveis em relação à luz e temperatura. Por esse motivo, são conservados em adegas escuras e frias, assim como suas embalagens também costumam ter coloração escura. Isso acontece porque o calor altera as propriedades da bebida, deixando-a mais alcoólica e modificando o seu sabor. Sendo assim, em dias quentes, o ideal é conservar as garrafas em um balde de gelo e longe do sol.

Se você gosta de vinho a ponto de degustá-lo até no verão, conta para gente! Queremos conhecer os seus tipos favoritos e como potencializar seu sabor em épocas quentes. Assine nosso blog e deixe-o ainda mais interativo!