Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Saiba como aproveitar o vinho que sobra!

Written by Bruno Hermenegildo | 20/jan/2016 17:30:16

É muito comum se despedir dos convidados ao final de um jantar e, de repente, perceber que algumas garrafas de vinho ficaram pela metade, além de taças de vinho também permanecerem com uma boa quantidade da bebida. Se mesmo com pesar, a sua primeira atitude é ir em direção a pia para esvaziar as taças e garrafas, saiba que você pode amenizar esse desperdício dando ao vinho que restou na garrafa uma nova utilidade, todas elas sendo excelentes — e também deliciosas — ideias .

Quer então descobrir como aproveitar o vinho que sobra e combater o desperdício dessa bebida tão especial? Então acompanhe o que preparamos para você no post de hoje.

Consumir no dia seguinte

A deterioração do vinho não é tão rápida quanto se supõe, mas começa a ocorrer apenas dois dias depois da abertura da garrafa, devido à sua exposição ao oxigênio. Sendo assim, se o conteúdo de algumas garrafas sobrou, é muito possível guardá-las para serem consumidas no dia seguinte, com seu aroma e sabor intactos. Para isso, você deve fechar a garrafa com sua rolha original ou com um vacuvin, sendo essa última opção a mais recomendada, evitando com que a oxidação estrague a bebida.

Uma outra opção é colocar a sobra do vinho em uma garrafa pequena a fim de diminuir o contato do líquido com o oxigênio. Manter a garrafa refrigerada também irá garantir a sua conservação até o dia seguinte.

Congelar o vinho

Se você não for dar um uso imediato às sobras de vinho, é possível congelá-lo para que você possa utilizá-lo posteriormente em receitas culinárias ou até mesmo em alguns drinks, como a sangria. Você pode colocá-lo tanto em forminhas de gelo como em pequenos saquinhos de plástico próprios para congelar.

Sangria

Que tal preparar outra bebida deliciosa e refrescante com as sobras dos vinhos? A sangria, uma bebida típica da Espanha, permite diversos modos de preparo e, inclusive, permite que você misture diferentes tipos de vinho, tanto dos brancos quanto dos tintos. Em um jarro misture as sobras dos vinhos, água com gás ou refrigerante de limão, diversos pedaços de frutas, como abacaxi, maçã, laranja em rodelas, morango e, caso você tenha, coloque também 1 colher de sopa de Contreau (licor de laranja). Adicione bastante gelo e sirva em seguida. Fica uma delícia!

Vinagre caseiro

Você pode preparar um ótimo vinagre caseiro com a sobra de vinhos, o que é ótimo para temperar saladas, esterilizar legumes e verduras, dentre outras funções. Confira a receita:

  • 1 parte de vinagre de vinho tinto pronto;
  • 3 partes de vinho tinto (você pode misturar sobras de vinhos diferentes);

Junte essas partes em uma vasilha de cerâmica ou louça e tampe-a em seguida. Deixe descansando de 15 a 30 dias. Ao final, coe o líquido com um coador de papel e engarrafe o vinagre. Está pronto!

Ensopados

Você pode reforçar o sabor de ensopados e sopas com a sobra dos vinhos. Os vinhos brancos caem bem para caldos ou sopas cremosas, como caldo verde, creme de cebola, creme de abóbora. Os vinhos tintos servem melhores para pratos à base de carne ou tomate. Algumas colheres são suficientes para garantir um sabor especial a esses pratos.

Sobremesas

Algumas sobremesas com frutas ficam deliciosas com calda preparada à base de vinho. Para isso, você pode cozinhar maçãs, peras, morango ou pêssegos com vinho e açúcar, em fogo baixo, por 10 minutos. Ao final, você terá uma sobremesa sofisticada e saborosa.

Risotto

Se sobraram restos de vinho branco seco, você pode guardá-lo na geladeira por vários dias até preparar um delicioso risotto! O vinho branco é um dos ingredientes de um autêntico dessa receita, que dá um toque de sabor e requinte a mais aos ingredientes selecionados.

E então, você está feliz em saber que nunca mais irá desperdiçar o vinho nas festas e jantares que oferece em sua casa? Como você pôde ver, são muitas as possibilidades de aproveitamento. Se tiver alguma dúvida, escreva pra gente nos comentários do texto!