Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Califórnia: a maior produtora de vinho dos Estados Unidos

Written by Rafaela Vidigal | 3/fev/2016 14:06:24

Os Estados Unidos ocupam a quarta posição no ranking dos países que mais produzem vinho no mundo, ficando atrás apenas da França, Itália e Espanha. Cerca de 90% dos vinhos provenientes do País são produzidos na Califórnia, onde a vitivinicultura foi iniciada no século 18, mais precisamente em San Diego, por missionários franciscanos. A primeira variedade de uva a ser cultivada foi a Mission, originária da Espanha, onde é chamada de Misión.

Características da região e clima

A Califórnia possui diversas particularidades territoriais. É um estado costeiro, com inúmeras praias e também possui montanhas, desertos e vales. O clima predominante é o mediterrâneo, com muito sol, noites mais frescas e chuvas em épocas bem definidas. O verão é seco e o inverno chuvoso. Porém, a maioria de suas regiões vinícolas possui características muito particulares em relação ao solo e clima, propiciando diferentes terroirs, o que beneficia o cultivo de uma ampla variedade de uvas.

Variedades de uvas e características dos vinhos

Cerca de 100 tipos de uvas são cultivados na Califórnia, como Pinot Noir, Merlot e Chardonnay, mas os destaques são a Cabernet Sauvignon e a Zinfandel. Originária da região de Bordeaux, na França, e considerada por muitos como a “Rainha das uvas tintas”, a Cabernet Sauvignon é o “carro-chefe” da região. Já a Zinfandel é cultivada no estado desde a metade do século 19 e considerada patrimônio nacional, tal a sua importância.

A maior parte dos vinhos produzidos é classificada como de mesa (graduação alcoólica de 10º a 13º), espumante (gaseificado) ou de sobremesa (doce). A produção da bebida tem influência francesa, ao estilo Bordeaux, de extrema qualidade.

Depois da França, os melhores rótulos de Cabernet Sauvignon estão na Califórnia: são vinhos tintos encorpados. Com a Zinfandel, é possível produzir vinhos com uma gama de características e podem ser encorpados ou de médio corpo, secos ou doces, de fácil degustação ou robustos, entre outros perfis.

Napa Valley

Napa Valley é uma das duas regiões mais importantes da Califórnia e é a principal produtora de Cabernet Sauvignon. Possui, também, o maior número de vinícolas do mundo. Os vinhos lá produzidos são da mais alta qualidade. Está, ainda, situada perto de grandes cidades como São Francisco, Santa Bárbara e Los Angeles. É visitada por milhares de turistas todos os anos.

Enoturismo

Agosto e setembro são os melhores meses para o enoturismo na Califórnia, época da colheita das uvas e do clima mais agradável, com sol durante o dia e noite mais fresca. Napa Valley, Sonoma, Mendocino, Santa Cruz, Amador, San Luis Obispo, Lake, Monterey e Santa Bárbara são regiões que se dedicam quase que exclusivamente à vitivinicultura.

Entretanto, há vinícolas em muitas outras regiões. Elas geralmente abrem para o público entre 10 horas e 17 horas. Além da degustação, que é paga, alguns produtores promovem tours – uns gratuitos, outros não – pela propriedades. Crianças não são permitidas na área de degustação de vinhos.

Alguns vinhos californianos

Além dos aclamados Cabernet Sauvignon e Zinfandel, na Califórnia são produzidos vinhos de muitas variedades de uvas. Conheça alguns vinhos californianos:

De Loach Cabernet Sauvignon

Produzido pela DeLoach na região de Russian River Valley, leva em sua composição amora, cereja, ameixa, com notas de tabaco e cedro, que se agregam aos aromas de violetas e cassis;

De Loach Pinot Noir

Criado com aromas de morango, cerejas negras e framboesa, é acrescido de notas suaves de cardamomo, gengibre e anis;

De Loach Merlot

É um tinto frutado produzido pela DeLoach na região de Russian River Valley. Elaborado com frutas selecionadas - como framboesa, amora, cereja preta e ameixas madura -, possui notas de chocolate, baunilha, anis e ervas;

De Loach Chardonnay

É um branco refrescante produzido pela DeLoach na região de Russian River Valley. Peras, damascos maduros, maçã verde, nectarina e notas de baunilha aliadas a um toque de creme enriquecem a composição;

De Loach Zinfandel

Produzido em tanque e pouco carvalho, possui um estilo frutado, uma combinação de ameixas e doce de morango. Possui corpo médio e taninos suaves.

Ficou com vontade de conhecer as vinícolas da Califórnia? Ou você já conhece? Compartilhe suas experiências conosco!