O vinho é uma das bebidas mais versátil já criada pelo homem. Do antigo ato de fermentar as uvas colhidas surgiram diversas variedades de vinhos com sabores e perfumes distintos que irão depender da maneira como a bebida foi produzida e armazenada, além do tipo da uva utilizada e do solo no qual a fruta foi cultivada. Do vinho doce ao vinho seco, o que não faltam são opções para encher o paladar de sabor.
Mas se engana quem pensa que a versatilidade do vinho só pode ser aproveitada nas taças. A bebida é um ótimo ingrediente para os mais diversos pratos, indo do clássico francês Coq Au Vin, até os pratos da moda, como o Ragu de Carne, tudo leva uma pitada da bebida dos deuses. E para te mostrar deliciosas receitas que ficam ainda melhores com o acréscimo do vinho como ingrediente, listamos no post de hoje 5 receitas para você mandar bem em um jantar especial. Acompanhe!
Medalhões são cortes macios e suculentos, normalmente de filé mignon, que caem muito bem com molhos de sabor forte, complementando muito bem prato. Essa receita serve ainda melhor em dias frios.
Aqueça a manteiga e incorpore a farinha de trigo. Leve ao fogo, adicione o consomê de carne e deixe ferver. Adicione o vinho e tempere com sal e pimenta. Corte os cogumelos em lâminas e adicione ao molho. Corte o filé mignon em medalhões com espessura de 3cm e tempere com sal e pimenta. Derreta as 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela de fundo grosso, passe os medalhões na frigideira em fogo alto até obter o posto desejado da carne. Monte a travessa com os medalhões e cubra com o molho.
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o bacon. Junte o alho e refogue. Passe os cubos de carne na farinha e coloque-os na panela, deixando dourar de todos os lados. Adicione o vinho, o sal, a pimenta e mexa bem. Amarre com um barbante o louro, a salsinha e o tomilho. Ponha na panela, tampe e deixe cozinhar por 25 minutos. Desligue o fogo e espere acabar a pressão. Destampe o recipiente e junte o molho de tomate e a cenoura.
Se necessário, adicione um pouco de água quente. Devolva a panela ao fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Retire do fogo novamente e, quando acabar a pressão, abra a panela. Acrescente os cogumelos e as cebolinhas. Leve ao fogo por mais dez minutos com a panela destampada. Retire as ervas amarradas e sirva quente com arroz e batatas.
Tempere as costelinhas com o alho, o sal e a pimenta levando à geladeira por 1 hora. Na panela de pressão, aqueça o azeite e doure as costelinhas. Regue com o vinho e deixe cozinhar por 3 minutos. Cubra com o caldo de legumes, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos após o início da pressão.
Passado esse tempo, abra a panela e junte as batatas. Tampe a panela novamente e cozinhe por 4 minutos após o início da pressão. Novamente, deixe sair totalmente a pressão, abra a panela e salpique o alecrim. Sirva em seguida com arroz.
O ragu é um molho que combina muito bem todos os tipos de massas e pode ser substituído pelo tradicional molho à bolonhesa. Uma delícia!
Com papel toalha, pressione a carne para retirar a umidade até que ela fique sequinha. Em uma panela que possa ser levada ao forno, coloque a manteiga e 1 colher de azeite. Frite metade da carne em fogo médio até dourar. Retire a carne da panela e reserve-a em outro refratário. Coloque a outra metade e frite. Retire a carne e reserve-a também. Na mesma panela, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola e o alho picado. Volte a carne para a panela, salgue e coloque o molho de tomate e o vinho.
Adicione 2 xícaras de água fervendo na panela da carne e misture. Leve ao forno preaquecido a 180º e deixe por cerca de 1 hora (olhando sempre para evitar que a carne perca toda a água e queime). Retire a panela do forno com cuidado. Se tiver secado demais o molho, coloque mais água, leve ao fogo médio e adicione uma ou duas colheres de farinha caso o molho fique muito ralo, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e está pronto.
Frite o alho e a cebola na manteiga. Acrescente a farinha mexendo sempre para não empelotar. Reserve essa mistura. Numa outra panela, doure a carne no que restou da manteiga. Junte o sal, a pimenta, a cebola e o alho já fritos, adicione o vinho e deixe cozinhar em fogo brando por 30 minutos. Corte a carne no sentido perpendicular às fibras. Em uma travessa, arranje as peças com o molho cobrindo-as. Sirva logo em seguida.
Carnes e vinhos combinam super bem, além de abrirem um leque fantástico de receitas. O aroma e o sabor da bebida completam o tempero da carne e criam fantásticas combinações. Invista no vinho como seu segredo especial! Tenha sempre uma garrafa à disposição e não deixe de incrementar as suas receitas com ele.
Agora conte-nos, através dos comentários, qual desses pratos mostrados hoje que você mais achou sensacional e fará primeiro. Venha participar da conversa!