Por Rafaela Vidigal em 19/mai/2016 8:00:00
Derrubou vinho naquela toalha branca preferida e não sabe como remover a marca? Não se preocupe, pois a limpeza pode ser mais simples do que você imagina. Pouca gente sabe, mas alguns produtos que normalmente usamos em casa permitem limpar até mesmo as manchas mais fortes, e o melhor: sem deixar resquício.
Mesmo com a praticidade da remoção, é importante agir com rapidez quando o inesperado acontece e, de preferência, antes da bebida secar. Mancha seca significa trabalho dobrado, pois ela já vai estar totalmente absorvida pelo tecido. A dica é não se desesperar caso a taça vire sem querer. Você pode não se dar conta, mas o segredo pode estar em itens que você tem em casa.
Receitas caseiras para tirar mancha de vinho
Antigamente, quando não existiam tantos produtos especializados, uma das maneiras mais eficazes de limpar a sujeira de um tecido era mergulhar a roupa manchada em um vasilhame com leite e, em seguida, colocar para ferver. Porém, este processo é recomendável para manchas mais claras e novas. Há quem prefira limpar a nódoa misturando vinagre branco com água morna ou também passar cubos de gelo para evitar que a mancha impregne.
Também é possível retirar a sujeira com bastante sal e suco de limão. Para isso, aplique os dois componentes sobre a marca e aguarde aproximadamente uma hora até que ela seja completamente retirada. Depois esfregue e lave com água e sabão. Caso a roupa for branca, coloque no sol para secar, mas não se esqueça de lavar bem as mãos para não manchar a pele.
Se o inesperado acontecer em tecido de cor clara, não se preocupe! Derrame um pouco de vinho branco por cima da mancha de vinho tinto e deixe agir por alguns minutos. Retire o excesso de líquido com um pano limpo ou papel toalha.
Como tirar mancha seca de vinho tinto
Para tentar salvar sua toalha, sofá ou roupa que foi manchada há algum tempo, aposte nos alvejantes sem cloro. Estes são menos agressivos e não desbotam o tecido, principalmente os mais delicados. A vantagem desse produto é que ele pode ser usado tanto em peças brancas quanto em coloridas.
Entretanto, cada tipo de vinho possui uma reação diferente quando entra em contato com tecido. Geralmente, aqueles menos encorpados e de cor fraca são mais fáceis de serem removidos, e apenas uma lavagem com sabão já é suficiente. Caso a marca seja de vinho mais escuro, a alternativa é utilizar cloro ou, em último caso, até mesmo água sanitária.
Caneta mágica que tira mancha de vinho
Para remover sujeiras em casos urgentes e de última hora, é possível usar uma caneta específica, própria para remoção de manchas frescas de vinho, refrigerante, molho, café e até mesmo maquiagem. O acessório é importado da China e está disponível em lojas de cosméticos.
O procedimento é simples: retire o excesso da sujeira com um pano, depois pressione a caneta contra a mancha para que ela libere a solução e comece a agir. Esfregue-a diversas vezes até ela sumir completamente. Vale destacar que é bom evitar expor o tecido ao sol após a aplicação da caneta, pois a composição poderá danificar as fibras do material.
Você conhece algum outro método para remover manchas de vinho? Conta pra gente! Acompanhe nosso blog e saiba tudo sobre vinhos!
Comentários: