Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Vale do São Francisco: o único lugar que produz uva até três vezes ao ano

Written by Rafaela Vidigal | 7/set/2017 13:00:00

Se existe uma região onde tradição, qualidade e tecnologia andam lado a lado na produção de uvas e fabricação de vinhos, esse lugar é o Vale do São Francisco.

Localizado no sertão nordestino, entre Bahia e Pernambuco, o Vale caminha para ser uma das importantes regiões vitivinícolas do país.

Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil, esse é o único lugar do planeta em que as videiras produzem uva até três vezes por ano.

Como é feita a colheita no Vale São Francisco?

Apesar do recente plantio da fruta (existe há cerca de 25 anos) na região, muitos pesquisadores ficam admirados com tamanha riqueza e qualidade de produção do lugar.

Mesmo com o clima quente e seco, a colheita das uvas acontece o ano inteiro.

São 300 dias de sol e temperatura alta durante o ano todo, com pouca chuva. Mas, graças ao “Velho Chico”, apelido carinhoso dado ao rio São Francisco, a combinação desses fatores permite que a planta se desenvolva durante as quatro estações.

O sistema de irrigação dos produtores - através de um controle da água e, consequentemente, do ciclo de vida da parreira - também contribui para essa abundância de fruta nas videiras.

As parreiras são divididas em ciclos. Em um primeiro deles, estão as uvas prontas para a colheita. No outro, as que esperam a poda. E num terceiro, as frutas que ainda vão nascer.

Uvas produzidas na região

A cada ano, os produtores do Vale do São Francisco buscam inovar na produção das uvas. As frutas variam em tonalidades e tamanhos, com ou sem semente.

Porém, os grandes destaques vão para as uvas Syrah e Cabernet Sauvignon, variedades tintas, e Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner e Moscato Canelli, que dão origem aos vinhos brancos.

E você, conhece o Vale do São Francisco e suas uvas? Já apreciou um dos vinhos produzidos no local? Conte para nós sua experiência!