Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Por que o vinho faz bem a saúde?

Written by Rafaela Vidigal | 25/jun/2015 12:00:00

Quem aprecia um bom vinho, nunca dispensa uma taça para trazer mais sabor ao dia a dia. Essas pessoas ficarão certamente mais felizes ao descobrirem que a bebida pode trazer grandes benefícios para a saúde. Além de ser delicioso, previne contra doenças do coração, regula o peso, combate os efeitos do sedentarismo, afasta a osteoporose e muito mais.

Em um consumo moderado, o vinho pode trazer positiva diferença na sua saúde.

Uma taça ao dia já é suficiente para aproveitar todos os seus benefícios para a saúde. Em geral, considera-se o vinho tinto como o mais saudável, mas isso não significa que os outros devam ser descartados.

As qualidades da bebida se devem aos níveis de álcool e polifenóis. O primeiro aumenta os níveis do HDL, chamado de "colesterol bom", enquanto o segundo é responsável por ajudar na circulação do sangue. A combinação dos dois facilita a dilatação vascular.

Quer saber mais benefícios que o consumo moderado de vinho pode trazer a sua saúde? Então confira a seguir 5 benefícios que separamos pra você.

Cuidado com o coração

As propriedades do vinho são capazes de dilatar as vias cardíacas e ajudar na função vascular. Isso previne problemas no coração e proporciona maior saúde para quem costuma sofrer com este tipo de doença. Por funcionar como antioxidante, o vinho tinto reduz o risco de derrames em decorrência da ação da uva e do álcool.

Aumento da fertilidade

A pesquisa é do Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês. Para a mulher que está tentando engravidar, é recomendado tomar uma taça antes de dormir, seja ele tinto ou branco. O estudo constatou que aquelas que tinham este hábito, aproveitaram melhor a fertilidade do que aquelas que não bebiam vinho à noite. A ciência ainda não soube determinar o que causa este efeito, mas é algo a se considerar por aquelas que planejam ser mamães.

Proteção contra a osteoporose

Este benefício é observado em especial nas mulheres: uma ou duas taças por dia mantém o risco de osteoporose bem longe. O estudo é da Universidade Estadual de Oregon, nos EUA, onde foi constatado que os ossos daquelas que consomem vinho moderadamente enfraqueceram após largarem o hábito.

Combate ao sedentarismo

O vinho conta com propriedades que proporcionam melhor qualidade de vida a quem vive de forma sedentária. Por conter entre seus ingredientes um elemento chamado resveratrol, ele combate os efeitos negativos deste estilo de vida.

Benefícios para a saúde ocular

De acordo com um estudo do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Udine, o vinho também é um forte aliado da saúde ocular. Pessoas de idade mais avançada que possuem o hábito de consumir a bebida demoram mais para desenvolver problemas nos olhos, geralmente associados com essa fase da vida. O consumo moderado retarda a degeneração da retina, além de manter longe o risco de cegueira.

Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde, você não deve mudar os seus hábitos antes de consultar o seu médico. Pergunte a ele se você pode passar a consumir uma taça de vinho ao dia, para aproveitar todas esses benefícios. Mesmo trazendo todas essas qualidades, a bebida pode ser prejudicial para algumas pessoas, então é melhor ter certeza de que você não estará prejudicando a sua saúde.

Então, você pretende começar a beber uma taça de vinho por dia? Quais benefícios você pretende aproveitar em especial? Deixe seu comentário contando pra gente!