Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

5 livros sobre vinhos para você ampliar seus conhecimentos

Written by Rafaela Vidigal | 3/set/2019 13:00:00

Prepare-se para embarcar no mundo dos vinhos por meio da leitura – claro, acompanhado de uma bela taça da sua bebida favorita! Selecionamos cinco livros sobre vinhos que vão enriquecer ainda mais o seu conhecimento e levá-lo a uma jornada pelo fascinante universo da bebida mais apreciada do mundo. Vamos lá?

1.  Vinho & Muito Mais

Escrito por Marcelo Copello, o livro ele discorre sobre a trajetória da bebida e sua relação as mais diversas situações, pessoas e culturas. Afinal, o que vinho tem a ver com astrologia, futebol, sertão, O Pequeno Príncipe, terror, religião, crítica, moda, madeira, orgulho, guerra? Leia Vinho & muito mais e descubra!

O autor, crítico de vinhos de fama internacional, vai muito além de instruir qual vinho se deve comprar e procura explicar as origens da bebida, a diferença entre as uvas, as melhores safras e se propõe a provar que há sempre um bom vinho para acompanhar qualquer situação.

No primeiro o capítulo, Copello fala sobre o tempo, a relação do vinho com o passar das horas, com sua história, com o melhor momento de colheita, o melhor solo para plantar, o melhor tempo para beber. Uma narrativa deliciosa que mistura música, vinho, poesia, moda e cachorros.

2.  Vinho & Guerra

Com 256 páginas, o livro, escrito pelo casal Don e Petie Klaustrup, reúne histórias fantásticas sobre a influência das duas grandes guerras mundiais nas famílias tradicionais do mundo do vinho.

A obra é resultado de três anos de pesquisas e entrevistas com testemunhas que sobreviveram aos conflitos e mostra, por exemplo, a saga de tradicionais famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um de seus símbolos mais genuínos: o vinho.

Usando de incríveis artimanhas — como a construção de paredes com teias de aranha para esconder safras preciosas, sabotagem de trens que transportavam vinho para a Alemanha —, os produtores formaram uma espécie de resistência paralela a fim de proteger a economia do país e, claro, o vinho. Um texto de tirar o fôlego!

3.  A viúva Clicquot

Traz a história de um império de Champagne e da mulher que o construiu – a fundadora de uma das casas de champagne mais famosas do mundo, a Veuve Clicquot.

Graças a um extenso trabalho de pesquisa, a autora Tilar J. Mazzeo nos mostra que, nos séculos XVIII e XIX, Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin foi uma das primeiras mulheres a liderar um império comercial internacional. Sem medo de arriscar a própria independência financeira, ela fez do produto que vendia um sinônimo de luxo e tornou-se uma lenda na França.

Em meio ao caos das guerras do período napoleônico, a jovem levou pouco mais de uma década para transformar uma pequena empresa familiar em um grande negócio, superando períodos de crise e firmando-se como uma das mulheres mais ricas e bem-sucedidas de seu tempo.

4.  Vinhos - Aprenda na prática a degustar a bebida

Com linguagem visual inovadora, o livro é ideal para quem deseja expandir o conhecimento sobre o universo dos vinhos. Nele, a sommelier norte-americana Marnie Old ensina a escolher, comprar, armazenar, servir e tomar a bebida, trazendo informações práticas e acessíveis, bem como imagens coloridas que facilitam a compreensão.

Além disso, ela explica como reconhecer e descrever o sabor, o aroma e a aparência dos vinhos; explora a variedade de brancos, rosés e tintos; define as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo; revela como identificar as garrafas e entender os rótulos; e orienta sobre a harmonização com alimentos.

Se pensa que parou por aí, engana-se. O livro também aborda os fatores que influenciam os processos de vinificação e a qualidade dos vinhos, a história e a cultura das mais importantes zonas vinícolas do mundo e ainda apresenta roteiros de degustação. Um guia que não pode faltar na sua estante!

Por falar nisso, você já conferiu os melhores vinhos no Brasil e no mundo segundo a pesquisa Global Wine Brand Power de 2019? Eu não sei você, mas, falando tanto em uvas e vinhos e harmonizações, eu fiquei louco para degustar abrir um rótulo digno de ranking internacional! Quem sabe, um Yellow Tail, marca de vinhos australiana produzida por Casella Family Brands, considerada a mais poderosa deste ano!

5.  A história do vinho, de Hugh Johnson

Leitura obrigatória para quem realmente curte história – e é apaixonado por vinhos! Apontado como o grande clássico internacional da literatura do vinho e obra obrigatória na biblioteca de todo apreciador da bebida.

A obra de Hugh Johson traça a história da civilização sob a ótica da bebida dos deuses, desde os seus primórdios até os dias atuais, por meio de mapas, uma seleção grandiosa de fotografias e reproduções de obras de arte.

Procure pela edição de luxo do clássico, totalmente impressa em cores, com papel nobre e capa dura, repleta de ilustrações, mapas e com uma seleção grandiosa de fotografias de arquivo. Uma leitura fascinante!

O que achou da nossa seleção de livros sobre vinhos? Já leu algum deles ou tem alguma indicação para incrementar essa lista? Deixe o seu comentário!