Um verdadeiro enófilo precisa de um kit para vinhos à altura da sua paixão. Afinal, as ferramentas certas não só facilitam a sua vida - na hora de sacar a rolha, por exemplo - mas de fato garantem que você possa explorar o melhor de cada rótulo.
O problema é que existem centenas de ferramentas à disposição dos apaixonados por vinho. Por isso, entrar numa loja especializada pode ser confuso, quando você não sabe nem o porquê você precisa de determinada ferramenta, muito menos como utilizá-la.
Pensando nisso, separamos o que é essencial ter em seu kit para vinho e como usá-los. Veja:
- Saca-rolhas. Vamos começar pelo começo, ou seja, pela retirada da rolha da garrafa. Um dos modelos mais comuns é o de alavanca (com uma espiral que, à medida que ele perfura a rolha, levanta as suas alças na lateral. Quando essas alças abaixam juntas, a peça é retirada). O de duas fases é outra opção, sendo a remoção feita em duas fases, ajustando dois pontos de apoio ao bico da garrafa.
- Corta Cápsula. Funciona para que você possa retirar a cápsula do vinho, ou seja, a lâmina que envolve o gargalo da garrafa de uma maneira fácil e rápida. Pequeno, o Corta Cápsula deve ser inserido no gargalo do rótulo e depois, basta apenas girá-lo para que ele corte a tampa.
- Corta Gotas. Serve para evitar que o vinho escorra pela garrafa na hora de servir. Nem a toalha fica molhada nem o rótulo fica manchado.
- Decantador. A função do acessório é separar as partículas sólidas que ficam no fundo das garrafas, impedindo que isso atrapalhe o sabor. Também serve para ampliar o chamado arejamento da bebida, o que favorece o aroma. Além do mais, vamos combinar, é um charme ter a peça na mesa, não é mesmo?
- Bolsa. Item de primeira necessidade para levar os seus rótulos para lá e para cá. Alguns modelos oferecem ainda proteção térmica.
- Adega. Para quem ama vinho e quer garantir que os rótulos sejam aproveitados em toda sua plenitude, a adega é essencial. Ela garante um ambiente perfeito para o armazenamento da bebida, evita a ação dos Vilões do Vinho e ainda permite que você sirva a bebida em sua temperatura ideal de serviço.
Agora me conta, quais desses itens já fazem parte do seu seu kit para vinhos?