Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

25 anos de Art des Caves: propomos um brinde mais do que especial

Written by Rafaela Vidigal | 29/ago/2022 14:36:47

Já faz 25 anos! Parece que foi ontem, mas já vivemos tantas emoções nesse um quarto de século e estamos incrivelmente radiantes com a perspectiva do que ainda está por vir. Queremos dividir algumas coisas com vocês, parceiros fundamentais de toda essa jornada.

Chegamos ao mundo conscientes da nossa missão: além da atividade de fabricar adegas climatizadas capazes de proporcionar as condições ideais para a preservação e evolução da bebida de características tão sensíveis, não só assumíamos um compromisso com os amantes de vinho do Brasil, mas a responsabilidade de estar presente nos momentos mais deliciosos e especiais de suas vidas: pedidos de casamento, noivados, batizados, aniversários, bodas, promoção no trabalho ou qualquer acontecimento que fosse motivo de celebração, lá estaríamos nós com a tarefa de garantir os brindes mais perfeitos, à altura dessas ocasiões.

Ao que parece, nossos esforços deram certo. A relação segue forte, intensa e vibrante, com perspectiva de expansão e estreitamento dos laços com o público brasileiro, que tem se interessado mais e mais por esse universo fascinante dos vinhos.

O pioneirismo abre caminhos para excelência

Vamos recapitular os primórdios, pois essa é uma história que adoramos contar. Foi em 1997 que Alcir Vidigal, que então tinha uma marcenaria, entrou em uma sociedade para criar uma empresa com o propósito de fabricar adegas funcionais e belas, capazes de proteger as coleções de vinhos dos enófilos dos trópicos ao mesmo tempo em que enchessem de charme e sofisticação os ambientes.

Sobre essa fase inicial da empresa, vale a pena destacar dois fatos: em primeiro lugar, a falta de referências tecnológicas para a produção de adegas no Brasil, que fez Alcir e os sócios comprarem uma adega francesa de marca prestigiada para estudar a tecnologia e fazer a engenharia reversa. Em segundo lugar, na época do início do empreendimento, o consumo per capta de vinho no Brasil era de 1 litro por ano. Muitos achavam que a ideia não passava de uma aventura dos sócios, que o negócio não daria pé e que as pessoas não comprariam adegas para ter em casa.

O fato é que quem é pioneiro abre caminhos e começa mais cedo a explorar os modelos e as oportunidades. Os primeiros anos foram muito dedicados à construção da marca, que ganhou o nome francês Art des Caves, e precisava conquistar o público. Era preciso investir em branding, participar de eventos e explicar o conceito de uma adega e que era totalmente factível ter uma dentro de casa, garantindo vinho sempre perfeito para as degustações. Foi uma longa jornada, mas dessa forma, a Art des Caves foi aos poucos aproximando-se dos clientes e de arquitetos e designers de interiores e conquistando espaço nos lares e fazendo parte do dia a dia dos bons amantes de vinhos.

 

 

Nós também somos entusiastas do universo dos vinhos e educar o público chamando a atenção para a importância das adegas na conservação dos vinhos e compartilhando nossas descobertas e paixões em diversos pontos de contato, inclusive aqui no nosso blog, foi uma iniciativa que estreitou os nossos laços.

O primeiro boom de vendas de adegas climatizadas aconteceu entre 2004 e 2006, quando houve um movimento de importação de adegas chinesas (quem diria!) no mercado brasileiro e muitos consumidores viram aí a oportunidade de adquirir a primeira adega. Apesar do preço atraente, a qualidade não era o forte dessas peças e muitos enófilos entenderam que não bastava ter um eletrodoméstico para a conservação dos vinhos se ele não contasse com o melhor da tecnologia, o que é fundamental em um país tropical com condições climáticas desfavoráveis à preservação das coleções.

Ao longo desses 25 anos, a Art des Caves investiu em tecnologias que fazem toda a diferença para a preservação dos vinhos no Brasil. Uma delas é o compressor inteligente Full Motion, que, resumidamente, mantém o interior da cabine em temperatura estável mesmo com as variações do ambiente externo. Isso garante a perfeita experiência com a bebida em regiões de temperaturas muito altas.

A Art des Caves entendeu também as peculiaridades das diferentes regiões do país. A sudação nas portas das adegas, por exemplo, era algo que desagradava a experiência com o vinho em cidades mais úmidas, especialmente as litorâneas, e trouxe a solução da resistência extra na porta.

Temos total consciência de que nossos equipamentos protegem verdadeiras jóias, preciosidades que nossos clientes garimpam ao redor do mundo. Fazemos o nosso melhor para garantir o deleite absoluto na experiência com os rótulos que fazem parte de suas coleções. Não importa em que região do país nossos clientes estejam, queremos que tenham degustações memoráveis sempre.

 

 

O cliente no centro de tudo é sempre motivo para celebrarmos

Dessa forma, em perfeita sintonia à paixão crescente pelo vinho (hoje o consumo per capta no Brasil é de 2,8 litros por ano), ao modo de morar dos brasileiros e com altos critérios de qualidade, o que inclui atenção aos aspectos ambientais no desenvolvimento e descarte dos produtos, a empresa conquistou lugar no mercado e no coração do cliente como especialista em produção de adegas.

O portfólio é recheado de modelos de adegas desenvolvidas com o melhor da tecnologia para abrigar todos os tipos de coleção, caber em diferentes ambientes e integrá-los harmonicamente. Há também os inúmeros projetos de climatização de ambientes, com adegas assinadas pelos mais renomados arquitetos e designers de interiores tanto para residência quanto para alguns dos hotéis e restaurantes mais luxuosos do país.

O trabalho incansável para atender às necessidades do consumidor e superá-las, além do extremo comprometimento com o atendimento no pós-venda, renderam à Art des Caves o reconhecimento do Top of Mind como uma das marcas mais queridas e lembradas por arquitetos e decoradores por anos consecutivos.

Hoje, temos quatro lojas físicas, sendo três em São Paulo (Jardins, Shopping D&D e Morumbi Shopping) e uma no Rio de Janeiro e um e-commerce para atender todo o Brasil.

Estamos radiantes com esses 25 anos e, o melhor de tudo, dispostos e motivados a seguir trabalhando com a mesma paixão com que tudo começou. Por aqui, hoje é dia para um brinde mais do que especial pelo nosso um quarto de século e pela certeza de que é uma jornada que está começando.

 

Saúde!