Os apaixonados por vinhos sabem muito bem que armazenar corretamente as garrafas faz toda a diferença para conservar a garantir o sabor dessa bebida tão preciosa. Portanto, guardar o vinho na geladeira está muito longe de ser a medida mais adequada! Afinal, para que o vinho continue vivo e deflagre sensações únicas quando aberto, ele precisa de uma série de condições ideais.
Ausência de luz, temperatura constante, umidade de 65%, posicionamento na horizontal e ausência de vibrações e de ruídos são só algumas das características essenciais de um bom local para o armazenamento dos rótulos. E, como bem sabemos, nada disso condiz com o ambiente comum às geladeiras. Entenda porque as adegas com compressor são uma opção muito melhor do que as geladeiras.
Você pode até pensar que a sua geladeira pode oferecer as condições de temperatura e a umidade ideais para os seus rótulos, mas essa suposição está completamente equivocada. Isso porque cada tipo de vinho exige temperaturas diferentes, que devem permanecer inalteradas.
Vinhos tintos, por exemplo, exigem um ambiente de armazenamento com temperaturas entre 14 a 17ºC, para que a bebida evolua lentamente e expresse todo o seu potencial. Em comparação, a temperatura da geladeira normalmente oscila entre 2 e 5°C. Uma diferença dessas certamente se refletirá no vinho.
Além disso, o ambiente interno da geladeira é bastante seco, e a umidade relativa do ar recomendada para a armazenagem de vinhos é, de preferência, acima de 60%. Vinhos sensíveis são altamente impactados por ambientes muito úmidos ou extremamente secos.
E como tudo isso prejudica o vinho? Contraindo e ressecando a rolha de cortiça, o que permite a entrada de oxigênio e acelera o processo de envelhecimento do vinho. Resultado: um vinho oxidado, degradado e completamente morto.
A iluminação do ambiente onde são armazenadas as garrafas é outro fator que também pode alterar o sabor e até mesmo a cor da bebida. Assim, o frequente abre e fecha da geladeira piora ainda mais esse cenário. O que não acontece com as adegas climatizadas da Art des Caves, que possuem portas de vidro com tecnologia Low-e, que permitem a contemplação dos vinhos armazenados, além de uma proteção potente contra raios ultravioleta.
Estabilidade é tudo para o desenvolvimento da bebida. Portanto, as aberturas e fechamentos constantes da porta da geladeira também fazem o vinho vibrar, e isso impactam profundamente a bebida. Pesquisas confirmam que os efeitos da vibração constante alteram as características físicas e químicas dos vinhos, elevando alguns componentes e reduzindo outros, o que altera completamente o sabor e a aparência do vinho.
As adegas com compressor da Art des Caves, além de manter os vinhos na temperatura ideal, reduz significativamente as vibrações, diminui o ruído em seu ambiente e ainda economiza energia elétrica. Você pode conferir mais sobre esses diferenciais em nossa loja virtual.
Acredito que você não usa a geladeira exclusivamente para guardar água, não é mesmo? Normalmente, nela, guardamos uma quantidade bem diversificada de alimentos, molhos e temperos. Ou seja, é um verdadeiro festival de odores! E isso é péssimo para a saúde dos vinhos!
Ao manter os rótulos por um longo período na geladeira, a probabilidade de ocorrer uma “transferência” desses diferentes aromas para eles é muito grande. Imagina beber um vinho com notas de cebola ou um toque de peixe 🤢 Melhor não arriscar guardar vinho na geladeira.
Você deve estar se perguntando: “Mas eu posso guardar um vinho aberto na geladeira?”. Nesse caso, sim! A geladeira é o lugar ideal para conservar o vinho que sobrou na garrafa. Preferencialmente, guarde-a na vertical e não na porta. E, claro, isso também tem prazo. Grande parte dos vinhos podem ficar, em média, até três dias na geladeira após abertos, sem registrar muitas alterações no sabor e aroma.
Você ainda guarda vinho na geladeira porque acha que não tem o espaço necessário na sua casa para uma adega? Isso não é problema. A Petit 14 é a adega climatizada perfeita para ambientes compactos. Com capacidade para armazenar 14 garrafas, também é uma opção para quem está começando a apreciar o mundo dos vinhos.
Com você costuma guardar vinho na geladeira ou já desfruta dos benefício das adegas climatizadas? Deixe seu comentário!