Você adora vinhos e está precisando relaxar um pouco, mudar de ares? Pois considere o enoturismo como uma opção.
Quase um estilo de vista, o Enoturismo é uma modalidade do turismo voltada para o universo do vinho. Degustações, visitas à vinícolas, Wine Bars, todo passeio que é imprescindível para enófilos e enófilas como eu fazem parte deste tipo de roteiro.
Além de ser uma das experiências mais incríveis, no Brasil ou em qualquer regiões do mundo, o Enoturismo também é uma ótima oportunidade de voltar para casa carregado de bons rótulos para guardar na sua adega.
Separei abaixo alguns dos meus lugares favoritos para o Enoturismo. Confira!
Começando pela prata da casa, a Serra Gaúcha tem o mais tradicional roteiro de enoturismo do país.
Em Gramado, cidade conhecida pelo seu Natal Luz, a Vinícola Ravanello é uma referência e oferece um tour para degustar as suas bebidas mais conhecidas. São cinco horários fixos de visitação, sem necessidade de agendamento.
Um pouco menor, a Casa Seganfredo atende grupos mais restritos na Estrada da Serra Grande.
Há ainda a região do Vale dos Vinhedos, uma área de 80 quilômetros quadrados enfeitada por parreirais e colinas. É lá que estão empresas famosas como Casa Valduga, Miolo, Salton e Aurora, entre várias outras. Para se jogar!
Do Sul para o Nordeste, um outro roteiro ganha força: o Vale do São Francisco, na divisa entre os estados de Pernambuco e Bahia. Estamos falando de uma região famosa pela agricultura irrigada feita com as águas do velho Chico.
As uvas produzidas na região são tão suculentas e grandes que levaram à consolidação de várias vinícolas no entorno. Aqui, a lógica é a de que o sol ajuda a acentuar o sabor da matéria-prima da bebida. Resista se for capaz!
Entre as variedades cultivadas no sertão nordestino, a Syrah local já se compara a alguns dos melhores exemplares da uva em todo o mundo.
As principais vinícolas da região são: Ouro Verde, Santa Maria e Botticelli. Aproveite o passeio, encha a taça mil vezes, passeie de barco pelas águas verdes do São Francisco e experimente o peixe surubim, muito querido naquelas paragens. Ou a carne de bode, para quem preferir.
Se você quiser ir mais longe, saiba que há opções incríveis de Enoturismo na Argentina, Chile, Portugal, França, Estados Unidos, África do Sul. E tantos e tantos outros cenários mais. Só decidir que carimbos quer ter no passaporte e se planejar. Um brinde às viagens!
Conte para nós quais são as suas preferências quando o assunto é vinho e acompanhe as nossas notícias. Acesse nosso blog!