Por Rafaela Vidigal em 19/abr/2018 10:00:00
Quem não é apaixonado por doces? Ou não é louco por um bom vinho? O que dizer então quando essas duas invenções dos deuses se mesclam em uma só receita? É simplesmente de tirar o fôlego! É por isso que você não pode deixar de experimentar o Zabaione, um doce à base de vinho maravilhoso, simples de ser feito e bastante versátil.
Conhecido na Itália há séculos, o Zabaione ou Zabaglione é originalmente preparado com vinho licoroso branco Marsala, mas a receita também fica sensacional na versão elaborada com o vizinho Porto. Leve e de sabor requintado, a sobremesa pode ser servida quente ou fria, sozinha ou acompanhada de frutas vermelhas frescas (como morango, cereja, amora e mirtilo), biscoitos e chantilly.
Deu água na boca? Então anota a receita e impressione a família e os amigos no almoço do fim de semana!
Ingredientes:
- 4 gemas;
- ¼ xícara (chá) açúcar;
- 1 colher (café) de essência de baunilha;
- ½ xícara (chá) de vinho do Porto.
Modo de preparo:
Bata as gemas e o açúcar na batedeira até que a mistura dobre de tamanho, fique mais clara e com uma consistência leve. Incorpore a essência de baunilha e o vinho do Porto.
Transfira o creme para uma tigela refratária e leve ao fogo médio em banho-maria. Mexa continuamente o creme com o auxílio de um fouet por aproximadamente 15 minutos ou até que comece a formar as primeiras bolhas que sinalizam fervura.
Atenção: o segredo aqui é não deixar o Zabaione ferver!
Retire do fogo e continue mexendo até esfriar para evitar a formação daquela película mais firme na superfície. Sirva em taças individuais. E, para dar aquele toque especial, decore com frutas vermelhas ou folhas de hortelã.
Hmmm! Um doce à base de vinho lindo para os olhos e, claro, para o paladar! Uma verdadeira tentação dos deuses! Não deixe de experimentar essa delícia e contar para a gente o que achou.
Comentários: