O brinde é um hábito conhecido, difundido e utilizado em todo o mundo por diversas culturas. Este costume vem desde a antiguidade, e até chegar aos dias atuais passou por diversas modificações. Afinal, quais histórias existem por trás do levantar e unir os copos com os desejos de saúde e felicidade? Continue lendo fique por dentro!
A origem do brinde não é totalmente clara. Alguns estudiosos indicam que surgiu na Antiguidade; outros dizem que foi na Grécia ou em Roma. O que muitos acordam é que este nasceu por conta de uma questão de vida ou morte: o envenenamento. Nesta época, assassinar os inimigos colocando veneno na bebida era algo muito comum.
Portanto, beber algo que estava sendo oferecido era muito arriscado. Com isso, tornou-se hábito o anfitrião colocar em seu próprio copo um pouco do que estava sendo oferecido ao convidado para mostrar que era seguro beber. Ambos tocavam as taças, como símbolo de confiança e bebiam ao mesmo tempo. É possível que tenha surgido nesta época o costume de dizer “saúde”, por razão óbvia.
O brinde também era muito utilizado na Antiguidade para selar os acordos de paz entre os impérios. O primeiro a beber do copo era o conciliador, logo após anunciar o fim da guerra. Além de demonstrar que a bebida não continha veneno, indicava a boa vontade dos dois impérios. Os guerreiros festejavam e desejavam saúde aos amigos.
Na Inglaterra, o brinde é chamado de toast, que significa torrada. Isto se deve à tradição inglesa de colocar vinho num cálice com uma torrada no fundo. Todos bebiam na mesma taça até chegar no pão torrado.
Na língua portuguesa, o primeiro registro que se tem da palavra brinde está no livro “História universal dos impérios, monarchias, reyno & províncias do mundo”, de autoria do padre Manoel dos Anjos, escrito em 1651.
Os suecos, entretanto, brindam de maneira bem diferente: falam Skäl!, ou seja, caveira. O costume é proveniente dos seus ascendentes vikings, que tinham o hábito de beber nos crânios dos inimigos mortos, que eram transformados em canecas.
Há muitas outras histórias sobre a origem do brinde, todas muito interessantes. Você já conhecia estas? Conhece outras? Que tal compartilhar conosco?! É só escrever abaixo, nos comentários. Te esperamos!