O vinho, muitas vezes, é um presente perfeito pela sua versatilidade e por sua legião de apaixonados, ou seja: é uma ótima opção para encontros formais ou informais. Isso já é suficiente para afirmar que em algum momento você terá de escolher um vinho para presentear alguém. Quando esse momento chegar, queremos que você esteja preparado, afinal, não é necessário ter informações técnicas para escolher a bebida: tudo é muito mais fácil do que parece. Quer algumas dicas para não errar na escolha? Continue lendo!
Antes de tudo, é importante saber o gosto gastronômico da pessoa. Ela gosta de carnes? Peixes? Risotos? A partir dessas informações, é possível escolher um vinho que harmonize bem. Conhecer a pessoa fará a escolha se tornar mais fácil em muitos sentidos. Talvez ela possa ser uma colecionadora e ter uma adega grande? Ou vai querer consumir a bebida no próprio encontro, ao seu lado? São perguntas importantes para a alternativa correta. Além disso, antes de partir para a busca, tenha em mente o seu valor disponível para o mimo.
Os apaixonados por vinhos sabem que a bebida vai muito além do paladar. A cada gole, o vinho se transforma em uma experiência ainda maior. Esse é um fator que deve ser levado em consideração na escolha do presente, afinal, qual sensação você deseja despertar no outro? Por exemplo, você pode optar por um vinho de uma região que traga boas lembranças à pessoa, ou um lugar que ela queira conhecer, por isso, aqui vai uma dica importante: se atente à localidade do vinho escolhido.
Algumas pessoas bebem vinho para comemorar, são colecionadoras, especialistas, apaixonadas ou estão aprendendo a apreciar a bebida. Entender a categoria na qual o seu presenteado se encaixa pode ser um ponto de partida. Vinho de vinícolas tradicionais pelo mundo, modernas ou inovadoras rendem boas opções de presente para especialistas. Vinhos diferentes, como os biodinâmicos – que prezam pelo equilíbrio da agricultura e consideram até as fases da lua – ou orgânicos podem ser boas escolhas para colecionadores. Para iniciantes, opte por vinhos de regiões do interesse da pessoa.
Uma coisa nós garantimos: não faltarão motivos para vocês brindarem!
Escolher não é tão difícil assim, não é mesmo? Não esqueça de contar pra gente qual vinho você escolheu! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essas.