Para os amantes de doces, a sobremesa é sempre a hora mais esperada da refeição. Tal experiência pode ser potencializada e se tornar ainda melhor se a bebida que acompanhar esse momento for escolhida seguindo certos critérios. E nesse caso, o vinho pode ser um excelente parceiro, equilibrando sabores, mesclando tons diferentes e deixando esse momento muito mais agradável.
E para te contar mais sobre isso, listamos no post de hoje algumas dicas para te ajudar a escolher o vinho certo para acompanhar suas sobremesas. São dicas simples, mas que farão total diferença nesse momento de prazer. Acompanhe!
Para que uma parceria dê certo, é preciso que haja harmonia, não é mesmo? Ou seja, nenhum dos envolvidos deve se sobrepor ao outro. E na relação entre o vinho e a sobremesa não é diferente. Se a sobremesa é do tipo pesada, o vinho deve ser mais forte, marcante e encorpado. Já para sobremesas mais refrescantes e leves, o vinho deve seguir na mesma linha.
O intuito é sempre que um valorize o sabor do outro, sem que um deles tenha sabor anulado ou destacado excessivamente. A doçura também deve ser equivalente para que as papilas gustativas não adormeçam e, consequentemente, os sabores não sejam sentidos. Outra regra importante é procurar sempre componentes comuns ou semelhantes no prato e no vinho.
Exemplo de vinho que combina bem com chocolate é o vinho do porto Quinta da Ervamoira 10 anos. De qualquer forma, essa combinação é algo que não pode deixar de ser experimentado.
E aí, gostaram dessas dicas de como combinar vinhos e doces? Conte para nós qual será a sua decisão na hora de escolher um vinho para acompanhar sobremesas. Estamos curiosos para saber!