Por Rafaela Vidigal em 6/ago/2019 11:00:00
Depois de uma celebração especial, você nota batom na taça de vinho que você cuidadosamente escolheu para a ocasião. Motivo de desespero? Com as nossas dicas, não mais!
Nada de sabão ou detergente para tirar o batom da taça
Todo amante de vinho sabe que batom é uma mancha difícil de remover e que sabão, detergente e buchas mais ásperas não são a melhor opção para higienizar as taças. Os resíduos podem interferir nas características do vinho como sabor e aroma, diminuir a formação de lágrimas nas laterais da taça e, no caso de espumantes, eles também impedem o perlage, ou seja, a formação de bolhas característica da bebida quando ela é servida.
O processo ideal para higienização das taças é usando água morna e uma bucha extremamente macia ou até mesmo os dedos para tirar os resíduos do vinho. A dica, se você visualizar manchas de batom na taça, é tentar usar um guardanapo antes de partir para esse processo.
Pegue o guardanapo de papel, umedeça-o um pouco e passe sobre as marcas. Se ainda assim elas resistirem, há dois outros recursos caseiros para tentar. Certamente um deles solucionará o problema.
Sal ou vinagre branco
Esfregue um pouco de sal sobre os resíduos de batom com a ponta dos dedos, as manchas devem sair facilmente. Outra opção é umedecer o guardanapo com um pouco de vinagre branco e passar sobre as manchas.
Atenção! Em ambos os casos é importante enxaguar bem os resíduos. Embora seja mais fácil remover o sal e o vinagre do que o sabão e o detergente, eles também podem alterar o sabor da sua bebida. Não se esqueça também de secar as taças com um pano macio por fora e por dentro.
Seguindo essas dicas e tomando esses cuidados, você terá sempre taças bem conservadas e prontas para um brinde. Batom na taça de vinho não deve ser motivo de desespero, então se você e suas convidadas se sentirem à vontade, tratem de caprichar na maquiagem e escolher um belo batom para celebrar! 💋
Você tem algum outro truque para remover mancha de batom da taça? Compartilhe conosco!
Comentários: