Com a chegada do tempo frio, temos mais vontade de degustar bebidas e pratos quentes. Uma ótima opção para aproveitar essa época é desfrutar do famoso quentão, uma bebida típica de festa junina e quermesses que nada mais é do que vinho quente com um toque de especiarias, como gengibre, cravo da índia e canela. Algumas pessoas gostam de acrescentar pedaços de maçã, afinal, frutas acompanhadas de vinho é sempre uma excelente combinação!
Vale ressaltar que esses ingredientes são extremamente benéficos para a saúde. Além disso, o cheirinho que o quentão de vinho deixa pelo ar é inconfundível e delicioso. Imperdível para o inverno, não é?
Muitos contam que o quentão foi criado no interior de Minas Gerais e São Paulo com a função de aquecer o corpo nos dias de inverno. No começo, ele era preparado apenas com pinga, gengibre e algumas especiarias, mas, com o passar do tempo, novas receitas surgiram: algumas possuem até marshmallow!
O gengibre faz parte do grupo de alimentos funcionais, já que possui ação antiinflamatória, além de ser cicatrizante e excelente para a digestão, ou seja, é bem-vindo para nosso organismo. Já a canela é um potente antioxidante que oferece diversas melhorias para o corpo, como diminuição do colesterol, capaz de regular o açúcar no sangue, ajuda a combater infecções e prevenir o câncer, possui anticoagulantes, é antibacteriana, auxilia na saúde do cérebro e muito mais!
Por fim, o cravo da índia é rico em vitaminas, ajuda na melhoria da circulação sanguínea, pode ser benéfico para controlar diabetes e auxilia na redução da musculatura hipotônica.
Modo de preparo: O primeiro passo é colocar o açúcar em uma panela. Em seguida, adicione o gengibre picado, a canela e os cravos da índia. No momento em que o açúcar estiver praticamente todo derretido (sem caramelizar ou queimar), adicione a água. Por fim, coloque o vinho, depois a cachaça e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Não se esqueça de utilizar uma peneira ou um filtro para separar a bebida dos demais ingredientes usados na preparação. Uma maneira de deixá-lo menos calórico é utilizar açúcar demerara ou adoçante.
Pronto! Seu quentão ou vinho quente já estará pronto para ser degustado! Simples e fácil, não é mesmo? Aproveite seu inverno com mais sabor!
Você já tentou fazer quentão na sua casa? Qual sua bebida preferida nesse inverno? Conte nos comentários! Não deixe de seguir nosso blog: aqui você acompanha todas noticias sobre o universo do vinho.