Por Rafaela Vidigal em 27/ago/2020 10:00:00
Você quer ter uma adega em apartamento pequeno, mas não sabe onde instalá-la? Se você ficar comigo até o fim, garanto que vai terminar a leitura com a imaginação tinindo, olhar para um cantinho especial da sua casa e finalmente decidir: é aqui! Tenho certeza que depois deste artigo você vai encontrar uma adega perfeita para o seu espaço! 😉
Eu insisto que um dos primeiros mitos a ser desfeito na hora de decidir comprar uma adega é que a falta de espaço inviabiliza a instalação do equipamento. Esquece isso!
Se a sua coleção de vinhos é algo importante e você quer preservá-la da melhor maneira, não tem o que questionar: há uma variedade enorme de modelos compactos de adegas climatizadas que podem se integrar perfeitamente aos seus ambientes. A Art des Caves, por exemplo, tem diversos modelos de adegas que armazenam 14, 24 ou 38 garrafas bordeaux, que são de altíssima qualidade, design e são extremamente versáteis.
Mas, agora vamos ao que realmente importa: conhecer algumas possibilidades!
Embutidas
A primeira dica é buscar adegas de embutir, que são modelos desenvolvidos especialmente para espaços pequenos. Diferente das adegas climatizadas tradicionais, que requerem uma distância de 6cm entre as laterais e fundo, as adegas de embutir só precisam do espaço de 1cm entre as paredes que a envolvem.
Isso permite que elas sejam instaladas em qualquer espaço. A imaginação corre solta. Como a imagem acima demonstra, você pode aumentar ainda mais a sofisticação do ambiente ao instalá-la em móveis feitos sob medida.
Debaixo dos móveis
Quando não há um espaço específico para a adega, você pode simplesmente criá-lo! Espaços abaixo de móveis, ou às vezes até mesmo em cima deles podem funcionar perfeitamente. Lembre-se: a adega é um objeto sofisticado que pode ser “harmonizado” facilmente com diferentes tipos de estilo de ambiente.
Na imagem acima, foram instaladas 2 adegas Petit 38 em um ambiente clean e moderno. Elas ajudaram a transformar aquele espaço em algo útil (afinal podem ser armazenado até 76 rótulos) e ao mesmo tempo super charmoso.
Em espaços inusitados
Última dica: não pense só nos espaços óbvios como a sala ou a cozinha. Que tal a varanda? Ou o home office? Ou aquele cantinho subaproveitado debaixo da escada? Aqui não existem regras! Tudo vai depender da sua criatividade.
Nesta imagem, o nosso cliente fez da sua varanda gourmet um espaço social de apreciação de boas bebidas. O móvel no qual a adega instalada foi projetado especificamente para permitir que ela “respirasse”, através de diversos vãos para a passagem de e um ar condicionado interno. Não ficou incrível?
Se você já se empolgou só de fazer esse exercício simples de olhar seus espaços com atenção para descobrir onde uma adega ficaria muito bem acomodada, acho que também vai gostar desses posts aqui:
➡ 4 Dicas para decorar seu ambiente com uma adega
➡ Precisando de uma adega pequena? Conheça a Petit 14
➡ 5 inspirações de decoração para ter uma adega em casa
Uma adega climatizada faz toda a diferença
É bom lembrar que mais do que um equipamento que se adequa perfeitamente e oferece possibilidades à sua decoração, uma adega climatizada tem a importante função de preservar a sua coleção de vinhos, garantindo brindes perfeitos a hora que você desejar. Isso significa que há muita tecnologia envolvida para que seu vinho se mantenha em perfeito estado.
Entre as vantagens de ter uma adega climatizada estão a possibilidade de manter a temperatura ideal do vinho, controlar a trepidação da garrafa, degustar os rótulos na sua temperatura de serviço perfeita e também proteger a bebida da ação dos raios de luz.
Se você tem dúvidas sobre as questões mais técnicas ao comprar sua primeira adega, temos bastante material com tudo o que você deve saber antes de fazer esse investimento. Só dar uma olhada completa no nosso blog, que eu te garanto que meus posts vão te ajudar!
Bem, agora que você conheceu algumas possibilidades para ter uma adega em apartamento, tenho duas missões para você: a primeira é que você visualize algumas opções do cantinho ideal para a adega. E, a partir disso, a segunda é pesquise os modelos dos seus sonhos! Se ficar em dúvida ou quiser a minha opinião, vou adorar ajudar. Sou apaixonada por vinhos e amo bater um papo sobre decoração!
Comentários: