Por Rafaela Vidigal em 12/set/2019 10:00:00
Ter um local apropriado para guardar os seus vinhos é fundamental. A adega protege a sua coleção da influência dos vilões do vinho, e na busca da primeira adega geralmente as pessoas optam por uma adega pequena com a intenção de economizar, mas tenha muita atenção, porque isso pode ser um erro grave!
Um amante de vinhos sabe que iniciar uma coleção de vinhos é um caminho sem volta, quanto mais você compra mais você quer, e consequentemente a quantidade de garrafas armazenadas cresce com o tempo; dependendo do ritmo de consumo a sua adega pode ficar pequena e grandes rótulos correm o risco de ficar desprotegidos (fora da adega), por falta de espaço!
O erro previsível
Assim como acontece quando estamos iniciando nossos conhecimentos em quaisquer assuntos, nós também corremos o risco de cometer alguns erros no mundo dos vinhos, afinal ninguém está imune a isso. Mas, meu objetivo aqui é te ajudar a evitar alguns dos erros mais comuns e garantir que seus vinhos estejam sempre protegidos.
E, acredite, não perceber quando a adega está pequena para sua coleção é um erro super comum e facilmente evitável. Basta um pouquinho de atenção, tanto sobre seu hábito de compra quanto sobre o número de rótulos armazenados, e um cálculo simples e pronto: você consegue avaliar se já está na hora de comprar uma nova adega.
Como calcular o espaço necessário?
Para evitar o descarte ou consumo imediato de alguma garrafa da sua coleção, você deve analisar suas necessidades futuras e não as imediatas. Nossa recomendação é sempre fazer este cálculo antes de comprar a adega, mas sabemos que, às vezes o amor pelos vinhos fala mais alto e a coleção começa a ficar maior e maior.
Antes de fazer o cálculo, você precisa das seguintes informações:
- Qual foi a média de rótulos comprados por mês nos últimos 6 meses?
- Qual foi a média de rótulos saboreados por mês nos últimos 6 meses?
- Quantas garrafas ainda podem ser armazenadas na sua adega?
Depois de responder essas perguntas fica super fácil: Primeiro, você calcula a média de rótulos comprados por mês e subtrai daí a média de rótulos consumidos. O resultado mostrará quantos rótulos irão para sua adega por mês.
Se o espaço da sua adega não for suficiente para armazenar pelo menos 3x o resultado obtido, corra!! O valor precisa ser 3x maior pois equivale ao tempo (3 meses) ideal para que você possa se organizar para procurar as opções de marcas e linhas de adegas que melhor se encaixam com os seus hábitos. Caso você esteja procurando sua nova adega, descubra qual o modelo de adega é ideal para você.
Ah, e não esqueça de checar na sua agenda se não há nada planejado para os próximos 6 meses que vai te levar a comprar muito mais rótulos do que a média, como viagens ou eventos sobre vinhos. Essa informação, quando não é levada em consideração, costuma bagunçar bastante o planejamento dos enófilos.
Pronto, agora você pode garantir que cada rótulo da sua coleção estará sempre protegido! Quer mais dicas para ajudar na escolha da adega ideal para você? Clique aqui e conheça outros pontos para avaliar antes da compra!
Comentários: