A cena é triste, mas pode acontecer com qualquer um, em qualquer situação. A garrafa de vinho foi escolhida a dedo para aquela ocasião, muitas vezes levada como presente para um momento especial e, chegando lá, faltou o saca-rolhas. Sim, até é possível guardar a garrafa para depois, mas o momento pede um plano B. Sendo assim, o que fazer?
Existem alguns truques para remover a rolha sem um instrumento específico para isso e, com um pouco de paciência, se chega longe. Confira seis dicas para abrir uma garrafa de vinho sem o saca-rolhas e não passe sufoco nunca mais!
Você vai precisar de um objeto não pontiagudo que passe pelo gargalo, como uma caneta marca texto. Com o objeto, você vai pressionar a rolha para baixo, para dentro da garrafa. É importante que o objeto não fure ou esfarele a rolha e que, depois de aberta, a garrafa seja consumida de uma vez.
Empurre a faca contra a rolha. É ideal que esta seja serrilhada para fixar melhor na cortiça. Depois de alcançar o fim da rolha, vá girando a faca lentamente e puxando-a para cima, trazendo a rolha junto.
O parafuso, de preferência novo e limpo, deve ser rosqueado no centro da rolha, deixando cerca de 1cm da sua base para fora. Com os dedos ou com a ajuda de um alicate, puxe a rolha para fora com o auxílio do parafuso. Vá devagar para não despedaçar a cortiça.
Um cordão (um cadarço, por exemplo) e uma agulha grossa cumprem a função. Primeiro, é preciso furar a rolha até o seu final. Com o cordão, faça um nó em uma das extremidades, grande o suficiente para fechar o buraco na rolha. Com a ajuda do objeto pontiagudo, atravesse o fio por dentro da rolha. Com o nó segurando o fim da rolha, enrole o restante do cordão na mão e puxe lentamente para removê-la.
A base da garrafa precisa ser encaixada em um sapato plano e resistente, no local onde fica o tornozelo. É preciso ter habilidade para segurar a garrafa e o sapato na mesma mão e bater a base do calçado em uma parede ou outra superfície plana vertical, mantendo um ritmo para liberar a pressão e soltar a rolha.
É necessário encontrar um cabide que pode ser descartado. Se for de madeira, basta desenroscar o gancho. Se for de arame, o gancho deve ser cortado. A parte reta do gancho é usada para perfurar a rolha sem atravessá-la. Com o furo feito, retire o gancho e use sua parte curvada para encaixar no buraco e, pressionando para um dos lados do gargalo, puxar a rolha para cima.
Faltou um saca-rolhas bem na hora de abrir o vinho? Teste alguma das opções acima e nos conte qual foi a mais eficiente. Compartilhe essas dicas em suas redes sociais para dar uma força aos amigos que ainda passarão por essa situação!