Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

7 critérios para escolher a melhor adega climatizada

Written by Rafaela Vidigal | 11/ago/2015 15:03:03

Na hora de comprar uma adega climatizada para vinhos, o preço não deve ser a única preocupação. Na verdade, há diversos critérios importantíssimos que qualquer amante da bebida deve levar em consideração antes de fazer a escolha final. E, para ajudar nesse processo, veja as orientações abaixo. Leia com atenção e não erre na hora de comprar a sua adega climatizada!

Capacidade de armazenamento

Uma das primeiras coisas que você deve decidir é qual o tamanho da climatizada você irá comprar, e o que define este tamanho é a capacidade que cada uma delas tem de armazenar garrafas. Você poderá encontrar adegas com capacidade desde 25 a 230 garrafas. Sem contar que você poderá fazer a sua personalizada com a quantidade que bem desejar. Interessante, não é mesmo?

Nesse quesito, é importante levar duas coisas em consideração:

1. O espaço disponível em sua casa para instalar a adega;

2. E a quantidade de vinho que você pretende armazenar. Isso pode ser calculado levando a consideração o número de vinhos que você consume menos o número de vinhos que compra por mês.

O sistema de refrigeração

É possível encontrar no Brasil dois modelos diferentes de sistema de refrigeração: o termoelétrico e o eletrônico digital. O primeiro utiliza da troca de calor com o ambiente para manter sua temperatura interna, por isso, a adega que faz uso desse sistema deve ficar localizada em um ponto fresco da casa. Caso isso não aconteça, ela não conseguirá manter a temperatura ideal e os vinhos poderão ser comprometidos.

O segundo, por sua vez, não sofre influências da temperatura externa, porém utiliza de mais energia elétrica que sua outra versão.

Garantia

Assim como qualquer produto eletrônico, a garantia de fábrica deve ser conhecida antes da compra. No caso específico de adegas, é importante saber qual o tempo que a assistência técnica leva para reparar, afinal, os vinhos podem perder suas qualidades e características em casos de demora prolongada de armazenagem. Por isso, vale a pena pesquisar e escolher uma empresa que tenha boa reputação nessa área.

Temperatura

Opte sempre por uma adega climatizada que tenha o visor de temperatura externo para evitar que a porta seja aberta desnecessariamente, prejudicando o vinho, toda vez que você precisar assegurar que a temperatura está conforme.

Além disso, procure entender como funciona o sistema de refrigeração e qual o limite de temperatura a máquina oferece. Isso é muito importante, pois cada tipo de vinho precisa estar resfriado a uma temperatura diferente — a do espumante, por exemplo, gira em torno de 6º C; enquanto a do vinho tinto, entre 14º e 18º C.

Alguns modelos hoje em dia oferecem, inclusive, separações que proporcionam diferentes temperaturas, mas o investimento é mais alto. Nessa situação, o melhor é avaliar qual modelo vai suprir melhor suas necessidades.

Iluminação

Prefira sempre adegas que tenham portas de vidros especiais que ofereçam proteção contras raios UV. Sem isso, a adega deverá ficar em algum lugar que não atinja luz para proteger os vinhos. Na parte interna, as luzes utilizadas — muitos modelos acendem uma luz quando a porta é aberta — devem ser do tipo que não geram calor.

Design

Além das adegas mais conhecidas (aquelas geralmente escuras, em tons de preto e cinza), há modelos das mais variadas cores e outros que retomam estilos mais antigos, chamadas “vintage”. Vale a pena pesquisar diferentes estilos, pois o que acontece frequentemente é a compra de modelos clássicos devido ao desconhecimento da existência de outros e, no quesito estética, você deve considerar aquela adega que tem mais a ver com você e com seu estilo de sua casa.

Travas de segurança

Seja você um consumidor de vinhos caríssimos ou um de rótulos mais acessíveis, tenha certeza de que uma coleção de vinhos é, por si só, valiosa. O que nos leva ao último critério de nossa lista: segurança. Uma das formas de garantir isso para sua coleção é escolhendo modelos com trava e alarme. Além de evitar furtos, é importante para que pessoas que não entendam a importância de uma adega ficar fechada fique abrindo sem propósito.

Agora, que tal compartilhar conosco qual o tipo de adega para vinhos você gostaria de ter? Deixe seu comentário e vamos dar continuidade a essa conversa!