Por Rafaela Vidigal em 26/jul/2016 9:00:00
Além de versátil e capaz de harmonizar perfeitamente com uma série de refeições e aperitivos, o vinho tem diversas outras utilidades. Aposto que você pensou naquelas versões que são ingredientes obrigatórios em risotos e fondues, por exemplo. Mas, não. Hoje vamos falar sobre as várias outras utilidades dessa amada bebida. Continue lendo para descobrir!
Dependendo da situação, nem sempre a garrafa de vinho escolhida para ser apreciada é consumida por inteiro. Muitas vezes acabamos posicionado a rolha no bico do recipiente novamente e guardando-o no refrigerador. Devolvê-lo à geladeira, no entanto, faz com que, muitas vezes, acabemos por nos esquecer de bebê-lo e que o descarte seja necessário.
Para a pele
Já pensou que aquela sobra na garrafa de vinho é capaz de deixar sua pele mais bonita? O vinho possui antioxidantes e, quando combinado às propriedades do mel, se torna uma pomada incrível. Deixe a misturinha agir por 20 minutos em regiões como rosto e pescoço para depois enxaguar com água morna.
Para suas roupas e tecidos
Sabe as manchinhas de gordura das toalhas de mesa e outros itens da cozinha? Aquele resto na garrafa do Sauvignon Blanc, por sua acidez, será o herói do dia. Aquele respingo de vinho tinto que às vezes deixamos cair na roupa? Também podemos acabar com ele se esfregarmos um pouco de vinho branco no local da mancha, assim como podemos salvar aquele tapete no qual, acidentalmente, derrubamos a bebida ao realizar o mesmo procedimento.
Mais limpeza
Janelas, móveis em vidro e outros itens feitos com o material podem ganhar um novo aspecto ao serem higienizados com o resto de vinho que está guardado há muito tempo. Legal, não é mesmo?
Proteger a família
Apesar de muito saudáveis, frutas e legumes muitas vezes trazem à nossa mesa uma grande quantidade de bactérias, como Salmonella e a Esquerichia coli. Ao lavarmos esses alimentos com vinho, as impurezas são dissolvidas.
Colorir
Sabemos muito bem o estrago que um simples descuido com a taça de vinho pode causar em algumas peças de cores mais claras. Entretanto, você sabia que o próprio vilão pode vir a salvá-lo? Confuso, não é? Mas é verdade. Aquecendo o vinho em uma panela grande podemos utilizá-lo como corante. Basta levar peça e vinho ao fogo e esperar que ferva. Não se esqueça que o processo não resultará em uma roupa tingida de forma uniforme. As cores, no final, podem ser de um rosa pálido, cinza azulado ou um roxo profundo; tudo dependendo da opção de vinho utilizado.
Mais sabor
Vai receber visitas no fim de semana? Invista em um bom tempero para a salada feito a base de vinho tinto. Vale ressaltar que a bebida serve para realçar o sabor de carnes também.
Que tal preparar uma sobremesa com um caldo doce incrível? Leve a bebida ao fogo, acrescente açúcar e deixe até ganhar leve consistência. Sirva com frutas, sorvetes e bolos.
Já experimentou utilizar o vinho com um propósito diferente como os citados por nós? Conta pra gente o que achou das dicas nos comentários. E claro, se o vinho também é um de seus assuntos favoritos, siga a nossa página e fique por dentro das novidades.
Comentários: