O decanter é um utensílio essencial para os apaixonados por vinho. Ele permite que a bebida tenha contato com o oxigênio antes de ser consumida em uma de suas taças favoritas, valorizando seu sabor e aroma. Existem vários tipos dedecanter no mercado, de diversos tamanhos e designs, que agradam a todos os tipos de consumidores.
Termômetro digital
Um bom vinho deve ser consumido na temperatura correta, porém é difícil saber se estamos acertando na hora de servir uma boa taça dessa bebida, especialmente se o nosso vinho vai ser consumido em um ambiente em que uma boa adega não está disponível para armazenar a bebida até a hora de apreciá-la. O termômetro digital ajuda a medir a temperatura do vinho ainda dentro da garrafa, permitindo que você avalie a possibilidade de deixar a bebida para gelar na geladeira (quando a adega não está disponível) até alcançar o valor ideal.
Aeradores
Vinhos mais antigos que estão por muito tempo na garrafa, aqueles com sabor mais estruturado, ou rótulos mais nobres, precisam ter maior contato com o oxigênio antes de serem consumidos. As vezes os decanteres não conseguem fazer esse trabalho de oxigenação da bebida, por isso alguns enólogos contam com a ajuda de aeradores, que permitem que a bebida tenha mais contato com o oxigênio quando é servida.
Mala de transporte de vinho
Não existe nada mais difícil do que transportar um volume grande de vinhos com segurança. As caixas de papelão frequentemente se rasgam ou se danificamfacilmente, enquanto as de madeira não são fáceis de carregar. A mala de transporte de vinhos é um equipamento com acabamentos em couro, fibra e polipropileno, que permite comportar de cinco a 15 unidades em seu interior. Elas são ideais para transportar vinhos em longas viagens de avião ou de carro.